A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem realizando mutirões de visitas domiciliares dos agentes de endemias, desde o mês de janeiro, para combater focos de reprodução do Aedes aegypti. A ação visa reforçar, junto à população, os cuidados para prevenção e evitar a reprodução do mosquito que é vetor de doenças como, dengue, Chikungunya e zika
Além dos trabalhos que são realizados, diariamente, nas zonas rural e urbana, o Núcleo de Endemias definiu áreas de maior risco que estão sendo acompanhadas também aos finais de semana. Os agentes já visitaram cerca de 4 mil imóveis durante os mutirões.
Neste sábado (17), os agentes de endemias estarão em Pinhões. No domingo (18), a equipe vai estar em Porto de Pedra, no Mandacaru I.
Prevenção
De acordo com o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves, é durante o período chuvoso que o mosquito encontra as melhores condições para proliferar. “É fundamental que a população fique atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. Devemos esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva”, disse.
Caso a pessoa apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
—
Texto: Marcela Cavalcanti- Ascom Sesau PMJ