A secretária de Saúde de Juazeiro, Ana Lúcia Alves, representou a Prefeitura Municipal em reuniões com gestores de Saúde dos estados da Bahia e Pernambuco. A secretária esteve em encontro do Conselho Gestor da Rede PEBA e com representantes do governo do estado da Bahia.
Nesta segunda-feira (22), ocorreu o primeiro encontro da Comissão de CoGestão da Região Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco Pernambuco e Bahia (CRIE – PEBA) de 2024. A reunião, realizada no auditório da Univasf – campus sede, contou com a presença da secretária de Saúde do estado de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, e do subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo José Bastos Barbosa.
“Essa também foi a minha primeira reunião com a CRIE e saímos satisfeitos com algumas boas notícias que tivemos, especialmente, sobre o avanço do retorno do serviço de neurocirurgia no Hospital Universitário. Nos últimos meses, tivemos problemas sérios relacionados à regulação de pacientes neurológicos para Salvador ou Recife, porque o HU não estava em condições de prestar assistência, o que vem sobrecarregando a nossa UPA”, destacou a secretária Ana Lúcia Alves.
Encontro com a SESAB
A secretária de saúde Ana Lúcia Alves, acompanhada da assessora de planejamento Ianni de Almeida e do diretor de Urgência e Emergência, José Dennes Rufino, também participou de um encontro com o subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo José Bastos Barbosa, o coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte,Pedro Alcântara e demais integrantes da Sesab para discutir ações de prevenção durante o período mais prevalente das síndromes gripais.
A secretária ressalta a preocupação do município e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o período de sazonalidade das síndromes gripais que acomete, principalmente, nas crianças, nos meses de abril, maio, junho e julho. “O secretário solicitou um levantamento das necessidades junto ao atendimento da população infantil nesse período, disponibilidade de leitos, equipamentos, profissionais e anunciou a intenção de criar uma sala de cuidados especializada em uma das unidades de saúde, com o apoio do estado”, informou.
Na oportunidade, Ana Lúcia pontuou alguns obstáculos enfrentados pelo município na saúde. “Além de reivindicar a abertura de mais leitos de UTI neonatal e pediátrica para atender o município e região. Outra demanda levantada foi relacionada à oftalmologia, mais especificamente, aos pacientes com glaucoma. Pedimos o retorno das vagas destinadas aos pacientes com glaucoma já cadastrados. Solicitamos também aporte financeiro para UPA, por parte do estado, já que a unidade é destinada à estabilização de pacientes”, destacou.
Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau – PMJ