Representantes da Comissão da Semana do Bebê participaram no último dia 12 de fevereiro na Casa dos Conselhos da II reunião para dar continuidade à discussão em prol da realização do evento, que acontece de 11 a 17 de maio deste ano.
O tema principal da Semana do Bebê será sobre ‘Amamentação’, uma das propostas do Selo Unicef. Para que Juazeiro possa conquistar novamente os selos Abrinq e Unicef e concorrer ao Avante, a administração municipal vem fortalecendo os debates.
As estratégias das políticas públicas que buscam maior qualidade de vida para as crianças e adolescentes foram discutidas por representantes da Maternidade e Hospital da Criança, Atenção Básica, do Selo UNICEF, Fundação ABRINQ, Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis), Secretaria de Saúde (Sesau), ABEVVI, Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Tutelar.
“A reunião é mais um momento de reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais, e de saúde que o município oferece as crianças na primeira infância, e com essa avaliação, melhorar os serviços. Estamos articulando a logística das atividades de cada Secretaria (Saúde, Educação e Social) e como será promovido o evento, que é muito importante para qualificar as condições sociais, educacionais e de saúde, principalmente relacionado ao tema ‘Amamentação’”, enfatiza a articuladora dos Selos Unicef, Abrinq e Avante na Saúde, Carla Lorena Pesqueira.
Já foi definida pela equipe da Semana do Bebê a realização de um ato público na Praça da Misericórdia para dar culminância ao tema e chamar a atenção da comunidade sobre o incentivo da amamentação. A demonstração do aleitamento materno será feita por mães e filhos da comunidade geral, já que o ato será aberto ao público.
No momento serão expostos ainda os trabalhos desenvolvidos durante a Semana em prol das crianças e adolescentes, além de ocorrer uma passeata de carrinhos com bebês e da entrega da chave da cidade a primeira criança que nascer no Dia das Mães. A mobilização terá a participação de representantes da fundação Abrinq, Unicef e toda equipe do evento.
O objetivo é fortalecer também a ação dos agentes de saúde, as atividades educativas sobre a importância do aleitamento materno, pré-natal, alimentação saudável, combate a violência e erradicação do trabalho infantil, dentre outras ações, através de uma ação conjunta com as escolas, creches, postos de saúde, Maternidade e Hospital da Criança, além das organizações sociais (CREAS, CRAS, PETI, etc.).
A próxima reunião com a equipe de articulação para definição da programação das ações está agendada para o dia 25 de fevereiro, às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde de Juazeiro.
Assessoria Sesau/Vânia Castro