Mantendo de forma constante as atividades de limpeza e desobstrução dos riachos urbanos (canais) da cidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), segue realizando os serviços para manter a cidade limpa, evitar possíveis alagamentos, bem como amenizar a infestação de mosquitos no município.
Nesta sexta-feira (30) as equipes da SESP estão trabalhando no Riacho Mulungu Remanescente, no trecho localizado nas proximidades do bairro Monte Castelo. Ao longo da semana também foram realizadas as atividades de limpeza no Riacho Macarrão, situado no bairro João XXIII.
A limpeza
É feita por meio do método convencional, com dragagem e retirada de entulho, realizando assim a desobstrução dos mesmos, diminuindo os riscos de inundações com a incidência das chuvas.
Óxido de Cálcio
Através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), a ação ainda conta com a colocação de Óxido de Cálcio (CaO), o popular ‘cal’, uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água, eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente.
“A limpeza segue um cronograma elaborado pela SESP, mas é importante que as pessoas se conscientizem para colaborar com a manutenção da limpeza pública, não jogando móveis, eletrodomésticos, pneus, restos de materiais de construção, entulhos e resíduos em geral tanto nas bordas, como dentro dos canais”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Charles Leal.
—
Texto: André Calixto – Ascom SESP/PMJ
Fotos: Luan Medrado/PMJ