SESAU
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (2), a entrega de mais 12 equipamentos para pacientes do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). Foram cinco cadeiras de rodas, três próteses, duas órteses e dois calçados, totalizando assim, a entrega de mais de 51 mil aparelhos (entre cadeiras de rodas e de banho, andadores, calçados anatômicos, muletas, bengalas, órteses e próteses, dentre outros) de 2009 a setembro deste ano
Há 7 anos, Leonice Alves, moradora do distrito de Pilar acompanha a filha, Letícia Alves Cruz, de 21 anos, em tratamento no Centro. Ela agradeceu e elogiou o atendimento dos profissionais. “Minha filha realizou a troca da órtese e sempre foi muito bem acolhida aqui. O Cerpris foi uma benção em nossas vidas”, disse.
Morador da cidade de Senhor do Bonfim, o adolescente Jonathas Lima Santos, 12, é paciente do CERPRIS há mais de 5 anos. Sua mãe também ressaltou a qualidade do serviço. “Estou muito feliz porque mais uma vez tivemos o apoio da prefeitura de Juazeiro. Meu filho está de cadeira de roda nova e só tenho a agradecer todo o apoio para com meu Jonathas”, declarou, Gilvânia Santos.
O CERPRIS é uma unidade especializada em atender portadores de deficiência física, tanto de Juazeiro como dos 26 municípios da Macrorregião Norte da Bahia, realizando serviços ambulatoriais especializados para o diagnóstico, avaliação e tratamento. “A concessão desses materiais é muito importante para reabilitação dos pacientes com deficiência motora e que necessitam dos equipamentos para completar o seu tratamento, possibilitando assim, a melhora na qualidade de vida”, explicou o Fisiatra Ortopedista do Cerpris, Aílton Muniz.
São atendidas na unidade por equipe multiprofissional, pessoas com sequelas de doenças neurológicas de alta complexidade, como traumatismo raquimedular, amputados, AVC, paralisia cerebral, hidrocefalia, doenças degenerativas, deformidades físicas para concessão, paraplegia, tetraplegia e síndromes. “Chegar ao número de mais de 50 mil aparelhos entregues é gratificante e desafiador para nós. Temos investido na área de reabilitação e inclusão dos nossos pacientes, na contratação de profissionais habilitados porque entendemos que não tratamos só a saúde física, mas, principalmente, a emocional dessas crianças, jovens e adultos. É respeito a dignidade das pessoas e a gestão não te medido esforços para atende-los”, aponta Dalmir Pedra, secretário de Saúde do município.
A unidade atende das 7h às 19h e está localizada na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio. Para mais esclarecimentos sobre a rotina de inserção de usuários no serviço, ligar para o telefone (74) 3612 -1866.