A Prefeitura de Juazeiro recebeu do Governo do Estado da Bahia a doação de 940 testes rápidos para serem utilizados em pacientes com sinais e sintomas gripais relacionados ao novo coronavírus.
Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas protetivas no combate à COVID 19, entre elas estão: capacitações dos profissionais da rede de atenção básica e especializada da saúde, suspensão das aulas municipais, higienização das ruas e equipamentos públicos, fechamento do comércio e intensificação das fiscalizações para evitar aglomerações, entre outras.
Para uma maior agilidade nas notificações e/ou resultados, desde o dia 11 de abril o município adquiriu 400 testes rápidos e a partir daí, a equipe da Vigilância Epidemiológica começou a testar as pessoas sintomáticas. Agora, o Governo do Estado da Bahia enviou 940 testes para que o município continue testando os pacientes. A gestão municipal também fez outra compra de 10 mil testes e aguarda a chegada.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, para uma eficácia no resultado é preciso esperar alguns dias para testar o paciente. “A partir da nova nota técnica do Ministério da Saúde que classifica qualquer síndrome gripal como caso suspeito, em Juazeiro, aumentamos o nosso número de notificações. Isso não significa que a pessoa está com a COVID 19, mas solicitamos que fique em isolamento domiciliar e no décimo dia de sintoma, fazemos o teste rápido. Ressalto ainda que continuarmos notificando e acompanhando os casos em Juazeiro”, explicou.
Como uma das medidas preventivas para combater o novo coronavírus é a higienização das mãos, a gestão municipal, através do SAAE está instalando pontos de água com pias e sabão para que as pessoas que precisam ir até a área central, possam lavar suas mãos. “Essa é mais uma das medidas que adotamos, tendo em vista que a população precisa sacar o auxílio emergencial, e por esta necessidade, não podemos deixá-las expostas e sem proteção. Além de um local para higienizar as mãos, colocamos cadeiras e toldos para que fiquem mais acomodadas. Estamos dialogando diariamente dentro do Comitê de Saúde que criamos para o enfrentamento da COVID 19 e também do H1N1 e o que for preciso fazer para proteger nossa população, vamos continuar fazendo”, descreveu Paulo Bomfim.
Sobre os testes rápidos o prefeito reiterou a parceira com o governo do Estado. “Outra pessoa que tenho mantido contato e tem nos ajudado é o Governador Rui Costa. Entendemos que Salvador comparado a Juazeiro tem muitos mais casos, sem contar na população que é bem maior, mas nem por isso ele tem nos deixado desamparado. Somente este mês de abril já recebemos duas cargas com EPI’s, agora o envio destes 940 testes rápidos. É uma ajuda que tem nos confortado e ao mesmo tempo instigado a trabalhar mais para zelar da saúde de nossa população. Mais uma vez solicitamos, fiquem em casa e em breve tudo isso passará”, concluiu.
Débora Sousa/SESAU