A Prefeitura de Petrolina já iniciou os preparativos para receber novas turmas do Pronatec Brasil Maior, no ano de 2015. O programa, do governo federal, atende o setor produtivo em todo território nacional, capacitando colaboradores inseridos no mercado de trabalho e formando novos profissionais.
Durante esta semana o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário – Sedesa, Jorge Assunção, participou de encontros com representantes de entidades de classe. Na FIEPE o secretário despachou com o diretor regional da entidade, Albanio Nascimento, já na Valexport o encontro foi com Tassio Lustoza, gerente executivo, e na CDL foi recebido pelo presidente João Ferreira. Os encontros tiveram o objetivo de absolver as necessidades de empresas, no que se refere a mão de obra qualificada, dentro dos seus eixos de atuação. Após o levantamento, realizado pelas equipes, em conjunto com a Sedesa, serão solicitados para o órgão executor do Programa, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior-MDIC, os cursos que atenderão as demandas de Petrolina.
Só no segundo semestre de 2014, o Pronatec Brasil Maior atendeu mais de 350 alunos, entre funcionários de empresas cadastradas e público em geral. Ainda serão disponibilizadas, entre os meses de novembro e dezembro, mais 240 vagas. A Prefeitura de Petrolina é parceira do Pronatec Brasil Maior realizando o recrutamento dos alunos, enquanto entidades do sistema S e Instituto Federal ministram os cursos.
A expectativa é que as novas turmas, de 2015, passem a funcionar já no mês de janeiro. “Os cursos ofertados pelo Pronatec dinamizam a realidade das empresas a medida que qualificam os profissionais, que consequentemente, irão prestar um serviço de melhor qualidade. Isto será revertido em ganho para o empresário e principalmente para o consumidor. O prefeito Lossio tem orientado a nos engajar ativamente na formação de turmas, para qualificação de quem precisa. Acreditamos que este é um processo em que todos saem ganhando”, argumentou o secretário Jorge Assunção.