Promovendo assistência materna infantil humanizada e trazendo saúde de qualidade desde a gestação ate o nascimento, a secretaria Municipal de Saúde (SMS) atinge metas recordes para a promoção a saúde das gravidas e dos bebês nas unidades básicas e AME’s de Petrolina.
Em 2014 foram disponibilizadas 7.200 ultrassonografias obstétricas para as gestantes, a secretaria de saúde disponibiliza ate 3 ultrassonografia por gestante, a depender do risco de cada gravidez.
Fortalecendo o compromisso com as gestantes a Prefeitura de Petrolina no ultimo dia 07 solidária as futuras mães disponibilizou com recursos próprios do município, 3 médicos obstetras para atuarem junto ao Hospital Dom Malan, a pedido do Secretario Estadual, para compor a escala do hospital.
A secretária de saúde, Lucia Giesta, reforça o compromisso com a saúde das mulheres que estão em fase de gestação. “Ofertamos uma completa estrutura para este público, com profissionais preparados para atender nossas gestantes, cuidamos ainda para que todas tenham assistência integral desde o pré-natal ate o momento do parto. É importante que cumpram as consultas do pré-natal e compareçam aos exames agendados e ainda que mantenham a caderneta da gestante atualizada, não deixando de levar ao hospital na hora do parto.”, explicou.
De Janeiro a Abril a Prefeitura de Petrolina também já bateu um numero importante na realização de ultrassonografias para as gestantes das cidades, ao todo 2.400 já foram disponibilizadas ate o momento, mas apenas 1.758 compareceram para realizar o procedimento nesse quadrimestre, a meta da secretaria é ampliar ainda mais esse numero para garantir um acompanhamento ideal para cada futura mamãe.
As Unidade Básica de Saúde e unidades AME’s contam com atendimento multiprofissional especializado ás gestantes, com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, e técnicos que atuam diariamente na promoção a saúde das mulheres gravidas em Petrolina.
Fonte: ASCOM SMS/PMP