A Prefeitura de Petrolina segue mantendo o olhar atento para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no município. Pensando em ações que estimulem esse cuidado, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) promoveu uma reunião, nessa terça-feira (23), com representantes das Secretarias da Saúde; Educação, Cultura e Esportes; Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade e de Segurança Pública, para debater políticas públicas para as pessoas em situação de rua no município.
O objetivo da reunião foi ampliar o debate sobre as complexidades que envolvem a população em situação de rua, que é heterogênea e complexa, assim como desenvolver estratégias de forma eficiente e assertiva para garantir os direitos desse público.
Após a criação da Lei Federal Nº 14.821, sancionada na última quarta-feira (17), que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua), o município de Petrolina, sempre pioneiro no que diz respeito a gestão pública, já iniciou as tratativas para tornar viável a sua implantação.
Foi instituído um Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial, envolvendo o Social, a Saúde, a Educação, a Segurança Pública e a Habitação, que irá sugerir ideias e possíveis soluções para a problemática discutida com o objetivo de criar e implantar um projeto com políticas próprias referentes às pessoas em situação de rua, com a finalidade de dar condições para que esse público tenha a oportunidade de deixar as ruas, atenuando suas vulnerabilidades e restaurando sua dignidade.
Texto e fotos: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)