Com a expectativa de 50 mil participantes e com a previsão de aquecer a economia no município, a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) 2012, que acontecerá em Petrolina, será realizada no período de 23 a 26 de maio, no Centro de Convenções. Na tarde de ontem (26), foi definido em reunião no Gabinete Municipal, alguns detalhes do evento. Na ocasião estavam presentes o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães e representantes da Câmara de Fruticultura, Sindicato Rural, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e secretários municipais.
A Fenagri 2012 será a 23ª edição do evento que reúne empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores, além de atrair a atenção de investidores nacionais e estrangeiros em busca da agricultura irrigada do Vale do São Francisco. Durante a reunião, foi organizado um planejamento de como a feira acontecerá. A pretensão é que seja realizado um seminário sobre a agricultura irrigada na região englobando vários aspectos que variam desde a produção, venda e exportação até mesmo a utilização de produtos regionais.
Haverá também na Fenagri minicursos sobre agricultura familiar, criação de uma arena gastronômica com pratos feitos à base de produtos locais e uma rodada de negócios que será organizada pelo Sebrae, com a regimentação de compradores tanto do mercado nacional, quanto internacional. Outro fator importante é a divulgação da Fenagri na Alemanha através do Sebrae que participará no início de fevereiro de uma das principais feiras mundiais, a Frutilogística. No local, o Sebrae identificará 10 importadores da Alemanha que serão convidados para participarem da Fenagri em Petrolina.
Com uma expectativa de receber um público estimado de mais de 50 mil pessoas, o evento movimentará a economia do município no período de sua realização. “A Fenagri ocupa toda a rede hoteleira da região e isso repercute também nas empresas de locação de veículos, nos bares, restaurantes e etc. É importante ressaltar que essa feira é da agricultura irrigada e não apenas da fruticultura, então é necessário que outros segmentos se incorporem e participem da Fenagri como a piscicultura, da caprinovinocultura, da apicultura, da vinicultura, entre outras”, explicou o vice-prefeito Domingos Sávio.
De acordo com o chefe geral da Embrapa, Natoniel de Melo, a junção de vários órgãos e empresas na construção do planejamento da Fenagri reflete numa maior organização do evento e de seus resultados. “A integração de todos que estão envolvidos nesse evento representa um esforço e compromisso de diversas instituições na renovação e na apresentação das inovações nas áreas de agricultura irrigada. Esse é um passo muito importante para o fortalecimento do setor e dos produtores da região”, ressaltou.
Outra articulação sugerida na reunião é fazer uma rota turística para os visitantes conhecerem melhor a produção de frutas e a cultura da região. A ideia é que possam visitar fazendas, vinícolas, entre outros locais que ainda serão definidos. A Feira Nacional de Agricultura Irrigada está prevista para ocorrer das 18h às 23h.