Nesta terça-feira (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída para conscientizar a população sobre o tratamento e combate ao fumo. O tabagismo causa dependência da nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, fumo de rolo, narguilé ou cigarro eletrônico.
A Prefeitura de Petrolina dispõe de ações que combatem essa prática, a exemplo do trabalho desenvolvido pelos ‘Grupos de Tabagismo’. Eles atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde uma equipe é responsável por acompanhar os pacientes que tenham interesse em parar de fumar. Essa equipe funciona como um grupo de apoio que presta toda a assistência necessária para o usuário deixar a droga.
O diretor médico, Erick Oliveira, explica como a nicotina é absorvida pelo organismo. “A nicotina presente no tabaco, após ser absorvida, atinge o cérebro entre 7 a 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Esse sentimento faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. As principais doenças que podem ser causadas pelo fumo são as cardiovasculares, como infarto e angina, câncer e as respiratórias obstrutivas crônicas, como enfisema e bronquite”, destaca.
A Secretaria de Saúde tem criado os grupos de ajuda com o intuito de auxiliar essa população que deseja parar de fumar, trazendo o serviço para as Unidades Básicas, que facilitam o acesso do paciente. Para participar basta procurar a UBS de referência do bairro e informar que deseja fazer parte do ‘Grupo de Tabagismo’.
Fonte: Ascom