Em entrevista realizada na tarde desta terça, o prefeito Julio Lossio; a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta e o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, relataram o andamento do processo de transição do Hospital de Urgência e Traumas (HUT) do município para a Univasf.
Desde segunda-feira (01), as duas instituições iniciaram uma gestão compartilhada, que se estenderá até o final do mês. “Durante este mês, a gestão do HUT será compartilhada com o município, através da divisão de competências e responsabilidades entre a Univasf e Secretaria de Saúde”, salienta o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino. A partir de agosto a gestão será de inteira responsabilidade da Univasf e da entidade selecionada por meio de chamada pública, até que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) possa gerenciar o HUT.
Para o prefeito Julio Lossio, Petrolina vive um momento importante para a comunidade acadêmica da região, mas, especialmente, para população do município. “Não é a transferência do HUT para a Univasf, mas para o novo momento, para a comunidade, já que nossa preocupação é com a assistência prestada ao povo”, afirma o prefeito.
Na ocasião, a secretária de Saúde, Lúcia Giesta, destacou a visita técnica da Ebserh ao HUT. “A visita teve o intuito de diagnosticar a situação da unidade hospitalar, e a Ebserh ficou bastante satisfeita com a estrutura que o hospital dispõe. Já foram discutidos projetos futuros para ampliação da enfermaria, e melhoria da estrutura física para ampliar área de exames pela demanda que o hospital possui”, ressalta.
Durante o mês de julho, o município, através da Secretaria Municipal de Saúde, ficará responsável pelo quadro de profissionais, fornecimento de oxigênio, pelas áreas de ortopedia, anestesia, neurologia, além dos exames laboratoriais do HUT e a Universidade por toda parte de insumos, materiais e medicamentos, assim como alimentação e nefrologia.
Texto: Gabriella Moura
Fotos: Gilson Santos