Um dos principais objetivos das unidades de ensino da Primeira Infância é acolher os pequenos estudantes, contribuir com o seu desenvolvimento e dar o suporte necessário aos pais, que precisam de um local seguro e de referência, para deixar seus filhos antes de seguir as suas atividades diárias. É com esse compromisso que a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, entrega nesta sexta-feira (28), às 10h, a 85ª unidade do Programa Nova Semente: Algodão Doce, localizada no bairro Antônio Cassimiro. A instituição atenderá 70 crianças em tempo integral, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, contando com todo suporte pedagógico por meio de professores e assistentes educacionais em todas as turmas, 5 refeições diárias, materiais didáticos, paradidáticos, jogos, brinquedos, mobiliários e equipamentos adequados ao atendimento dos pequenos matriculadas.
O ambiente será acolhedor e seguro, onde as crianças serão incentivadas a desenvolverem suas habilidades únicas, a explorar sua criatividade e a fortalecer suas capacidades. A brincadeira será a linguagem universal, o meio pelo qual as crianças se expressam, desenvolvem sua criatividade e autonomia de forma individual e coletiva. A nova creche conta com sala de gestão/coordenação, salas de aulas, banheiros masculinos e feminino infantil, banheiro para funcionários, cozinha, despensa, pátio com brinquedos e refeitório. A nova unidade permitirá que desde o berçário as crianças recebam estímulos promotores de seu desenvolvimento, por meio de materiais adequados, professores com formação voltada a educação infantil e rotina estruturada, contendo os componentes curriculares pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Vale destacar que as creches têm um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, além de fazer a diferença na vida de tantas famílias, sobretudo das mães. Por isso a Prefeitura de Petrolina tem investido na entrega de novos espaços, visando garantir as mães trabalhadoras, a segurança, conforto e confiança de que seus filhos serão bem acolhidos, bem tratados e poderão ter um futuro mais promissor, recebendo cuidados e uma educação de qualidade.
Texto: Elaine Barbosa
Assessora de Imprensa da Prefeitura de Petrolina