Os esforços da Prefeitura de Petrolina para ofertar espaços de convivência de qualidade dentro das comunidades, lamentavelmente, têm esbarrado em atos de vandalismo. Exemplo disso vem acontecendo no bairro Alto do Cocar, onde, há cerca de um mês, a gestão municipal entregou a requalificação e reforma da praça Givaldo Moreira. O local foi totalmente reestruturado, recebeu novos equipamentos e um projeto pensado para acolher os moradores daquele bairro e das comunidades vizinhas. No entanto, em um curto intervalo de tempo, praticamente todos os equipamentos esportivos e de lazer foram danificados por vândalos.
A prefeitura conta com o apoio da população no sentido de fiscalizar e, até mesmo, denunciar quando danos ao patrimônio público forem registrados. “Não é a primeira vez que um equipamento público é alvo de vândalos em nossa cidade. Infelizmente, a falta de respeito de alguns vem prejudicando o lazer de todos. Nesse momento, nossas equipes estão fazendo um levantamento dos equipamentos danificados para tentar recuperar todos ou pelo menos parte. Já levamos essa situação ao conhecimento do prefeito Simão Durando e estamos buscando ampliar também o diálogo junto às lideranças comunitárias para ampliar esse cuidado com os espaços públicos”, destaca Fred Machado, secretário de Infraestrutura e Mobilidade.
O que diz a lei – De acordo com o artigo 163, do Código Penal, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes. Em Petrolina, atos criminosos podem ser denunciados através da Ouvidoria Municipal pelo número 156 ou o número de Whatsapp (87) 98844-2540.
Fonte: Ascom – Fotos: Deivid Menezes