Petrolina é a segunda cidade do Brasil contemplada com o Curso de Qualificação do Acesso a Vacinas Especiais com o projeto HubCRIE. Nesta sexta-feira (1), os médicos e enfermeiros que fazem parte da Atenção Básica participaram do evento de abertura desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.
A capacitação será realizada pelo Projeto HubCRIE, que foi criado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) em parceria com a Sanofi, Pfizer e Conasems. O curso tem por objetivo ofertar aos profissionais de saúde do SUS que compõe a atenção primária à saúde, informações sobre vacinas especiais disponíveis nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Para a enfermaria, Jade Duarte, essa capacitação veio para somar e qualificar o atendimento que já é prestado na rede. “Eu estou muito feliz em poder realizar esse curso, espero que seja muito enriquecedor e aumente a nossa bagagem intelectual, para que possamos ter uma qualidade melhor nos nossos atendimentos e no processo de vacinação”, destaca a profissional.
Essas vacinas especiais são destinadas para uma população que apresenta alguma contraindicação pelos imunizantes já disponíveis na rede pública. Isso geralmente ocorre em indivíduos que tenham doenças que baixam a imunidade, portadores de doenças crônicas e aqueles que apresentam outra condição de risco.
O Secretário de Saúde, João Luís Nogueira, ressalta a importância de investir nessas capacitações. “Um profissional com informação, lida melhor com problemas, se relaciona de forma mais assertiva e realiza tarefas com mais confiança. Então, proporcionar essas ações aos nossos profissionais é importante para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, assim como orienta o prefeito Simão Durando”, destaca.
Fonte: Ascom