A Prefeitura Prefeitura por meio da Secretaria de Educação continua empenhada na solução do problema da água nas escolas do município. Essas são ações desenvolvidas paralelamente às obras de reforma, construção e ampliação da Rede Escolar. .
A SEDUC já executou e vem desenvolvendo obras de drenagem, pavimentação de asfalto e esgotamento sanitário das escolas. São operações essenciais à saúde dos alunos. Nas escolas Anézio Leão e Santa Terezinha, foram realizadas mudanças no saneamento; nas CMEIs Padre Zequinha e NM 07 as obras sanitárias estão em curso.
No C3, Zona Irrigada, a Escola Municipal Neli Maria Santana teve obras de saneamento concluídas com a instalação de aproximadamente 200 metros de tubulação subterrânea para escoamento do esgoto.
Para a Gestora, Professora Maria do Socorro Leite, o saneamento ligado ao sistema de esgoto livra a unidade de antigos problemas. “Isso é uma solução prática para problemas como o enchimento de reservatórios de dejetos,”, afirmou.
Também estão sendo feitas reformas de muros, salas, banheiros, quadras e outros reparos. A Secretaria de Educação iniciou os trabalhos de construção de novas salas de aulas em escolas, como: José Esmerindo Ribeiro, João Rodrigues de Macedo, Lucia Moreira de Lima, Júlia Elisa Coelho, Professora Maroquinha, Zélia Matias, Santa Terezinha, Moises Barreto, Maria Luiza Barbosa e Walter Gil. Reformas e ampliação de quadras e pátios cobertos estão sendo feitas em outras sete unidades
Tais providências, que contribuem para melhorar as condições de trabalho dos professores e o ambiente de estudo dos alunos, refletiu na melhoria da Educação, como constatado nos resultados do Sistema de Avaliação e Educação de Pernambuco- SAEP/2014, divulgado esses dias, colocando Petrolina na dianteira dos índices educacionais.