Como forma de assegurar qualidade de vida também à população mais carente do município de Petrolina, desde a última terça-feira (22), a Prefeitura Municipal realiza uma ação de combate à grilagem de terras, ou seja, invasão de terras públicas no município. A ação acontece no bairro Terras do Sul e consiste na derrubada de dezenas de galpões construídos irregularmente numa área equivalente a aproximadamente 20.000m².
O trabalho é uma ação conjunta que contou com o apoio das Secretarias de Ordem Pública, Infraestrutura, Segurança Cidadã, juntamente à Guarda Municipal e a Polícia Militar. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, órgão responsável pelo disciplinamento e ordem no município, os galpões foram construídos por empresários visando lucro próprio – ação classificada como irregular por se tratar de uma área pública, local destinada a atender famílias carentes. Os construtores portam apenas contratos de compra e venda, o que não qualifica como proprietário dos terrenos.
“A área pública não pode ser vendida e, portanto, a ação é configurada colmo irregular, por se tratar da invasão desse terreno visando benefício e lucros por parte dos responsáveis pelos galpões. Toda construção deve ser autorizada pela Prefeitura, regularizada com escrituras e por isso, a intervenção no sentido de coibir ações de grilagem em nosso município”, explicou o Secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcante.
Fonte: Ascom Petrolina