O I Curso de Saneamento Básico Rural, que a Embrapa Instrumentação, em São Carlos, interior de São Paulo vai promover entre 30 de outubro e 1 de novembro de 2013 pretende contribuir com orientações que possam amenizar o problema do saneamento básico na área rural, onde 23 milhões O de pessoas vivem sem acesso à água e esgoto tratados. Desde 2000, a Embrapa Instrumentação vem desenvolvendo diversas tecnologias, como a Fossa Séptica Biodigestora, Clorador Embrapa e Jardim Filtrante, destinadas ao tratamento da água, do esgoto doméstico e da água cinza – tanques, pias e chuveiros, como forma de preservar a saúde e o meio ambiente.
O curso será composto de palestras sobre a situação do saneamento básico rural no País, conceitos fundamentais, consequências para a saúde humana, descrição detalhada das tecnologias; mesas-redondas e visita ao Sítio São João, onde está instado um sistema completo de saneamento básico rural.
Quem estiver interessado em participar do treinamento deve acessar a página do curso http://saneamento.cnpdia.embrapa.br/index.html para preencher o formulário de inscrição e obter as demais informações necessárias à participação no evento, que tem vagas limitadas. As inscrições estão abertas até 18 de outubro as.
da redação do Nordeste Rural