O presidente da Síria, Bashar al-Assad, advertiu nesta segunda-feira (9) os Estados Unidos para que se preparem para “tudo” caso suas forças ataquem o regime sírio.
Acompanhe a cobertura em tempo real.
‘É uma área onde tudo está a ponto de explodir. Preparem-se para tudo”, disse Assad em entrevista transmitida pelo canal americano CBS.O governo sírio não é o único ator da região. Há diferentes partes, diferentes facções, diferentes ideologias’, disse.
Na entrevista, Assad voltou a negar que o regime sírio tenha responsabilidade no suposto ataque com armas químicas em Damasco em 21 de agosto, que, segundo os EUA, matou ao menos 1.429 civis.
Assad negou que o ataque tenha sido executado por suas forças.
“Como podem falar do que aconteceu se não têm provas?”, questionou na entrevista concedida em inglês.
O presidente sírio não descartou o uso de armas químicas caso “os rebeldes ou os terroristas na região, ou qualquer outro grupo, as tenham”.
“Não tenho como adivinhar, não posso dizer o que vai acontecer”, completou.
Reportagem da CBS veiculada no domingo já havia dito que Assad tinha negado estar por trás do ataque com armas químicas contra o povo sírio, e que as evidências de que houve um ataque do tipo não eram conclusivas.
O presidente dos EUA, Barack Obama, busca apoio interno e externo para uma ofensiva militar contra o regime sírio por conta do uso de armas químicas.
G1