O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, visitou na tarde desta segunda-feira (10), pela primeira vez, o Perímetro de Irrigação de Maniçoba, localizado em Juazeiro, no norte da Bahia. O objetivo foi conhecer o funcionamento do perímetro que hoje é modelo de gestão e produtividade e conversar com produtores sobre os problemas e as soluções encontradas para o trabalho no campo.
“O motivo da minha visita foi exatamente confirmar informações que tive, de que esse perímetro tem sido um exemplo de gestão para todos os perímetros públicos da Codevasf. Eu pude confirmar in loco que o Perímetro Irrigado de Maniçoba tem uma gestão muito eficiente, e que servirá como exemplo para os demais perímetros da região”, pontuou Moreira.
Na opinião do presidente da Codevasf, o diferencial do DIM é a capacidade de gestão. “A equipe do DIM é enxuta, mas muito eficiente e consegue proporcionar aos agricultores boas condições de produzir da melhor forma possível, gerando riquezas e empregos para diversas famílias”, acrescentou.
Acompanhado de outras representações políticas, o gestor iniciou a visita na estação principal de bombeamento de Maniçoba (EB1), onde o gerente executivo do DIM, Valter Matias e colaboradores do perímetro detalharam o funcionamento da captação e do controle da distribuição e do uso de água.
Em seguida, o presidente visitou o lote agrícola do produtor rural Francisco José Barbosa dos Santos e ouviu relatos de agricultores que estavam presentes ali. “Hoje eu me orgulho da evolução do Perímetro de Irrigação de Maniçoba e como as condições de produção melhoram muito”, disse o Francisco.
Após a visitação, o gestor assistiu no auditório do DIM, a apresentação do Analista de desenvolvimento da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, Luiz Emanuel Santana que mostrou a evolução e os trabalhos que a Codevasf vem desenvolvendo da região.
Por fim, o gerente executivo do (DIM), Valter Matias de Alencar, detalhou a história do Perímetro de Irrigação, a sua produtividade, dificuldades encontradas e as soluções adotadas – as quais fizeram do Maniçoba um dos exemplos de administração de perímetros públicos de irrigação.
Os superintendentes regionais da Codevasf, da 6ª e 3ª Elmo Aluízio Vieira Nascimento e Aurivalter Cordeiro, respectivamente, e outras representações públicas e políticas acompanharam a visita do presidente Marcelo Moreira.