O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e diretor Institucional da Agrovale, Carlos Gilberto Farias, estará em Juazeiro nesta quinta-feira (4 de setembro), onde apresentará o programa de atividades da entidade para a região. Acompanhado por membros de sua diretoria, ele participa de um jantar com empresários e lideranças locais e visita o terreno da futura unidade integrada SESI/SENAI, no Distrito Industrial de São Francisco. Carlos Gilberto também terá um encontro com a imprensa da região, às 19 horas, no Grande Hotel Juazeiro.
O Sistema FIEB vai investir R$ 20 milhões na construção da unidade, para atender demandas das indústrias da região Norte do estado. O complexo vai contar com dois prédios do SESI para atendimento nas áreas de Saúde e Educação. O edifício onde funcionará a área de Saúde terá 11 consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e Raio-X. Já a estrutura voltada para os serviços de Educação vai contar com 9 salas de aula e 4 laboratórios, além de ginásio esportivo.
A unidade integrada também terá um prédio do SENAI, que vai prestar atendimento na área de educação profissional. A estrutura terá 11 salas de aula, 7 laboratórios e galpão para cursos práticos.
O empreendimento conta, ainda, com portaria, central de utilidades e central de resíduos, além do clube do SESI, que será requalificado. O estacionamento da unidade integrada tem capacidade para 386 vagas de automóveis e motos, além de bicicletário com 50 vagas.
Atendimentos
A nova unidade vai reforçar a atuação das casas que integram o Sistema FIEB na região. SESI, SENAI e IEL oferecem serviços de educação e qualificação profissional, capacitação empresarial, apoio à inovação e saúde/segurança do trabalhador.
O SESI atua no norte da Bahia com ações nas áreas de Educação, Segurança e Saúde do Trabalho, Vida Saudável e Responsabilidade Social Empresarial. No primeiro semestre de 2014, atendeu mais de 4,5 mil trabalhadores de indústrias da região. No mesmo período, o SENAI registrou mais de 1,3 mil alunos matriculados em cursos profissionalizante, especialmente do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Já o IEL atua nas áreas de Estágio e Formação de Talentos, Capacitação Empresarial e Apoio à inovação.
Sobre a região
Com quase 200 mil habitantes (6ª maior cidade da Bahia) e um PIB estimado em R$ 2 bilhões (15º maior dentre os municípios do estado), Juazeiro é uma região prioritária para a FIEB, que nela pretende reforçar sua atuação. O forte da economia local é o setor de serviços, que responde por 73% do PIB, enquanto que a indústria representa 16%. A economia local vem crescendo a taxa elevada, com a média de 4,4% ao ano no período de 2003 a 2011, o que revela seu dinamismo.
A indústria de Juazeiro representa 1,2% do total do estado e responde por 1,6% do emprego do setor. São 108 empresas industriais, das quais 49,1% são microempresas; 39,6% empresas de pequeno porte; 7,5% de médio porte; e 3,8% são grandes empresas. O segmento de alimentos é o que predomina, com 24 empresas, empregando 4.510 trabalhadores.