Preso por fraude transportava até 150 mil litros de leite por dia, diz MP

transportadoraCinco dias após revelar uma fraude que adulterava o leite consumido no Rio Grande do Sul, o Ministério Público inicia nesta segunda-feira (13) uma semana crucial para dar sequência nas investigações. Um empresário preso em Guaporé, na Serra, será interrogado às 14h pelo promotor Mauro Rockenbach. Ele era proprietário de uma empresa que transportava, em média, 150 mil litros de leite por dia, segundo o MP. Até quinta-feira (16), as denúncias devem ser concluídas e encaminhadas à Justiça. Além disso, o MP garante que vai solicitar novas prisões e que outras empresas e indústrias suspeitas de compactuar com o esquema também serão ouvidas. O município de Guaporé tem cerca de 22 mil habitantes e está situado a aproximadamente 190 km da capital gaúcha. Segundo a prefeitura, a indústria e a produção do setor agrícola são os principais fontes de riqueza da cidade, onde também funcionava o esquema que adulterava o leite. Os transportadores adicionavam água e ureia ao produto para aumentar os lucros. Um empresário do ramo, que foi preso pelo Ministério Público na Operação Leite Compensado, é suspeito de ser um dos fomentadores da fraude.

Para o promotor Rockenbach, não há dúvidas quanto ao envolvimento dele no processo de adulteração do leite. O depoimento desta segunda-feira servirá apenas para “oportunizar esclarecimentos”. “Esse empresário efetivamente adulterava o leite que ele transportava. Ele coletava o leite com os produtores e levava até a empresa dele, onde funcionava também um posto de resfriamento que misturava água e ureia ao produto. E eles faziam isso porque sabiam desse relaxamento de algumas indústrias que não têm teste de qualidade”, sustenta Rockenbach.

No transporte do leite adulterado em Guaporé, outra constatação. “Para não serem pegos em alguma vistoria, eles utilizavam uma técnica. Os caminhões tinham três compartimentos e um deles ficava com o leite bom para amostra, caso algum fiscal levantasse suspeita”, detalha o promotor. “Esse empresário, por exemplo, trabalhava com uma média de 150 mil litros de leite transportado ao dia. Eles lucravam muito, lucravam muito”, revela Rockenbach.

Depois do depoimento do empresário, o promotor adianta que vai finalizar as denúncias e encaminhar à Justiça até quinta-feira (16). Ainda não há um número exato, mas a tendência é de que todos os presos sejam denunciados pelo Ministério Público. O passo seguinte é trabalhar em outros pedidos de detenção. “Nós não descartamos novas prisões nesse caso”, afirma Rockenbach.

Resultados da operação do MP

A Operação Leite Compensado, desencadeada na última quarta-feira (8), teve como consequência a retirada de lotes de seis marcas do mercado (veja lista aqui), a interdição de três postos de resfriamento e de uma fábrica em Estrela. Sete pessoas ainda estão presas. Destas, seis já foram ouvidas em Tapera. Cinco delas ficaram caladas e só vão se manifestar em juízo. Duas haviam sido liberadas após os depoimentos.

Apesar de não estarem envolvidas na fraude, as indústrias serão chamadas pelo MP nos próximos dias para dar explicações sobre os testes feitos nos produtos recebidos. Quatro inquéritos civis investigam a responsabilidade das empresas Italac, Mu-Mu, Líder e Latvida, esta última interditada na quinta-feira (9). A Latvida também produzia o leite das marcas Goolac, Hollmann e Só Milk, que também tiveram lotes recolhidos por contaminação com formol.

A intenção da promotoria é regular o controle por parte da indústria sobre os produtores os transportadores e obter informações sobre como são feitos os testes de qualidade do produto. Para o MP, as indústrias falharam ao não identificar a adulteração no produto recebido.

Quem tiver embalagens fechadas dos produtos dos lotes não recomendados para consumo deve guarda-los e comunicar Ministério Público pelo e-mail consumidor@mp.rs.gov.br.

Confira a lista dos produtos não recomendados

Leite Líder – UHT Integral

SIF 4182 – Fabricação: 17/12/12

Lote: TAP 1 MB

Leite Italac – UHT Integral

Goiás Minas – SIF 1369

Fabricação: 30/10/12 – Lote: L05 KM3

Fabricação: 5/11/12 – Lote: L13 KM3

Fabricação: 7/11/12 – Lote: L18 KM3

Fabricação: 8/11/12 – Lote: L22 KM4

Fabricação: 9/11/12 – Lote: L23 KM1

Leite Italac – UHT semidesnatado

Goiás Minas – SIF 1369

Fabricação: 5/11/12 – Lote: L12 KM1

Leite Mu-Mu – UHT Integral

Vonpar – SIF 1792

Fabricação: 18/01/13

Lote: 3 ARC

Leite Latvida – UHT Desnatado

VRS – Latvida – CISPOA 661

Fabricação: 16/2/2013 Validade: 16/6/2013

O MP não divulgou o número do lote

Leite UHT Semidesnatado

VRS – CISPOA 048/661

Marca: Latvida

Lote 190 – Fabricação: 2/4/2013

Lote 193 – Fabricação: 5/4/2013

Lote 103 – Fabricação: 18/4/2013

Leite UHT Desnatado

VRS – CISPOA 037/661

Marca: Só Milk e Latvida

Lote 188 – Fabricação: 4/4/2013

Lote 198 – Fabricação: 10/4/2013

Lote 202 – Fabricação: 11/4/2013

Lote 104 – Fabricação: 15/4/2013

Leite produzido em 16/2/2013, com validade até 16/6/2013

Leite UHT Integral

VRS – CISPOA 036/661

Marcas: Hollmann, Goolac, Só Milk, Latvida

Lote: 103 – Fabricação: 1/4/2013

Lote: 184 – Fabricação: 3/4/2013

Lote: 189 – Fabricação: 4/4/2013

Lote 190 – Fabricação: 5/4/2013

Lote 196 – Fabricação: 9/4/2013

Lote 200 – Fabricação: 10/4/2013

Lote 201 – Fabricação: 19/4/2013

Lote 202 – Fabricação: 20/4/2013

Lote 204 – Fabricação: 21/4/2013

Lote 205 – Fabricação: 22/4/2013

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Presidente do TSE apresenta balanço do 1º turno das Eleições 2024

post-image

Na noite do domingo (6), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou um balanço do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, realizado em 5.569 cidades do país. “Não há eleições sem imprensa livre e não há administração e execução de eleições sem servidores com essa qualificada excelência”, afirmou a ministra, ao agradecer aos servidores da Justiça Eleitoral brasileira do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) pela dedicação para a realização do pleito e aos profissionais da imprensa pelo apoio na divulgação, criteriosa e responsável, das informações sobre todo o processo. 

Na coletiva, a ministra Cármen Lúcia esteve acompanhada do vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques, dos demais ministros da Corte, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet. 

De acordo com a ministra,…

Read More
Política Relevantes

Eleitores relatam congestionamento no aplicativo do e-Título

post-image

Poucos minutos após a abertura das urnas para as eleições municipais de 2024, às 8h deste domingo (6), eleitores de diversas partes encontraram dificuldade para acessar o aplicativo do e-Título.

Ao abrir o software, uma mensagem indicava congestionamento.

“Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes. Uma nova tentativa de acesso ao serviço pode ser feita”, diz o comunicado, que é acompanhado de uma contagem regressiva para uma nova tentativa de acesso.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que não há instabilidade. Veja a nota na íntegra:

Aviso importante: o aplicativo e-Título não apresenta instabilidade. O grande número de acessos provocou uma fila virtual. Importante destacar que a justificativa pelo e-Título pode ser feita até às 17h.

Fonte: CNN Brasil

Read More
Política Relevantes

Festa da Democracia: Veja o que pode e não pode neste dia de eleição

post-image

Mais de 155 milhões de eleitores vão poder escolher prefeitos e vereadores no domingo (6). A Justiça Eleitoral não permite nada que possa representar risco à segurança ou ao sigilo do voto nos locais de votação:

é proibido levar armas para as seções. A regra vale até para quem tem porte de armas;
o eleitor não pode entrar com o celular na cabine de votação. O aparelho tem que ficar em um local indicado pelos mesários;
no domingo (6), é considerado crime o uso de alto-falantes, comícios, carreatas e boca de urna e a distribuição de panfletos nas seções eleitorais.

“É muito importante lembrar que você não deve interpelar as pessoas na seção eleitoral, solicitando que elas votem no seu candidato. Isso pode ser considerado pelas autoridades jurídicas e policiais como crime de boca de urna, e a boca…

Read More
Política Relevantes

Segundo MPPE, ‘derramamento de santinhos’ devem ser evitados por candidatos de Petrolina neste sábado (5), véspera de eleições

post-image

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou por meio das Promotorias de Justiça das Zonas Eleitorais que contempla a cidade de Petrolina (83ª, 144ª e 145ª), no Sertão de Pernambuco, e em outros municípios do estado, aos partidos, coligações políticas, federações e candidatos que se abstenham de realizar a prática irregular de derramamento de santinhos neste sábado (5), véspera da votação.

Essa prática, que causa degradação ambiental e estética nas vias públicas, constitui propaganda eleitoral irregular, com punição de R$ 2 mil a R$ 8 mil e passível de investigação por cometimento de crime eleitoral, conforme a Lei Federal nº 9.504/97.

Para reprimir essa irregularidade, o MP recomendou às Polícias Civil, Militar e Federal, bem como às Guardas Municipais de cada localidade, intensificar as medidas de fiscalização das normas eleitorais e ambientais, especialmente em relação aos crimes de…

Read More
Política Relevantes

Ministra do TSE enaltece trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conclamou os eleitores a comparecem às urnas no próximo domingo (6), dia do primeiro turno das eleições municipais.

Durante a última sessão do TSE antes do primeiro turno, a ministra disse que os servidores da Justiça Eleitoral trabalharam para receber os eleitores no dia da votação.

“Os dedicados servidores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil servidores, trabalharam com afinco, com todo empenho para que todos os brasileiros chegassem à cabine [de votação] com tranquilidade e sossego, mas, principalmente, com liberdade para escolher o que ele quer. O que os eleitores colocarem nas urnas será apurado, e o resultado apurado será proclamado”, afirmou.

Um dos exemplos dessa dedicação ao trabalho é visto nos Cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina, e demais municipios. Literalmente a todo…

Read More
Política Relevantes

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute

post-image

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) cedida para a Operação Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), no início desta quarta-feira (02/10), com destino a Beirute, no Líbano.

A aeronave KC-30 fará um escala em Lisboa, Portugal. O voo, do Brasil até Portugal, terá duração prevista de 9h20. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.  

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação.

Os ataques aéreos israelenses a…

Read More
Política Relevantes

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

post-image

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de…

Read More
Petrolina Política

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra cumpre agenda em Petrolina e anuncia investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água

post-image

Neste sábado (28), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão do estado, onde visitou a estação de tratamento de água Vitória, localizada no Distrito Industrial, e anunciou investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água na cidade.

“A gente assinou autorização de licitação para o conserto do reservatório no centro da cidade, onde ali, infelizmente, caiam dejetos, chuva e poeira. E agora vamos consertar definitivamente e vamos construir uma nova estação de tratamento de água chamada São Francisco, que vai permitir a gente colocar mais 400 litros por segundo na tubulação de Petrolina para chegar na casa das pessoas. Isso significa dizer que a gente sai de 1.100 litros por segundo para 1.500 litros por segundo e significa que teremos água em Petrolina e para seus habitantes, pelo menos garantida na…

Read More