A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite da quarta-feira (22), pedras preciosas na BR- 116, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.
De acordo com informações da PRF, foram apreendidas 30 pedras de esmeraldas de cor verde, quatro pedras de cristais de quartzo e três caixas de espoletas, cada uma com 100 unidades, que são classificadas pelo órgão como explosivos.
A ação foi descoberta quando agentes da PRF pararam um veículo que transitava pela rodovia e descobriram no interior do mesmo as pedras preciosas. Junto com a apreensão, a polícia encontrou 100 metros de cabo, utilizado principalmente em garimpos.
Ao ser abordado pela polícia, o condutor do veículo informou que trabalha com lapidação de pedras e que as esmeraldas pertenciam a outra pessoa. O condutor apresentou um recibo de entrega de mercadoria. A polícia informou que junto às pedras, não foi apresentado nenhuma documentação que comprovasse a legalização dos produtos. Para a polícia, o condutor afirmou que as pedras foram adquiridas na cidade mineira de Teófilo Otoni e que estavam sendo levadas para a região da Chapada Diamantina, na Bahia, para serem comercializadas.