Nos dias que antecedem o dia 21 de setembro, data em que é comemorado o aniversário dePetrolina, no Sertão de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vai intensificar as fiscalizações nas BRs que cortam a cidade. As ações também acontecem na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que liga Petrolina a Juazeiro. O principal objetivo é reduzir o número de acidentes.
O inspetor chefe da PRF, Paulo Lima, disse que as barreiras serão montadas na BR-407, no KM 122 e na BR-428, nos quilometros 181 e 176 e na Ponte Presidente Dutra. “Tivemos a informação que esse feriado vai ser atípico, com grande movimentação, um maior deslocamento de passageiros que vêm do interior. Temos ainda a presença de muitas festas, a ingestão de bebidas é maior nesse período e a PRF procura a todo custo diminuir o número de acidentes graves. Por isso estaremos atentos”, destacou.
Além dos pontos de bloqueios que serão montados, a polícia vai atuar com viaturas itinerantes nas BRs, para inibir irregularidades. “Nessas localidades vamos utilizar o radar móvel. E nesse caso o equipamento vai nos auxiliar em dois sentidos. Como é uma câmera com zoom e consegue captar a longa distância, flagramos tanto os motoristas que estão dirigindo com excesso de velocidade, como os que estão fazendo ultrapassagem em locais proibidos”, garantiu Paulo Lima.
A fiscalização será ainda mais rigorosa com o transporte de passageiros. “Vamos trabalhar em cima de vans, vendo se os equipamentos de segurança estão funcionando, em especial o tacógrafo. Será observado se os passageiros estão utilizando o cinto de segurança e se há excesso do número de passageiros. Essa prática é muito comum e precisamos até que a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte (EPTTC), fique atenta”, destaca Paulo.
As atividades serão intensificadas também em relação as motos. “Vamos usar eilômetro para combater a direção de veículo automotor junto com bebida alcoolica. Essa prática deve ser combatida”, explica o inspetor.
Quem vai aproveitar o feriadão para viajar, a orientação da PRF é para que os motoristas façam um planejamento prévio, oganizando todo o roteiro, verificar as condições do veículo, conferir a documentação do carro e motorista.
G1