Primeira biografia de Luiz Gonzaga relançada pela CEPE

O livro chega à nona edição, como um dos dois melhores trabalhos do gênero (o outro é Vida de viajante – a saga de Luiz Gonzaga, pela Editora 34).

O sanfoneiro do riacho da Brígida – vida e andanças de Luiz Gonzaga – O Rei do Baião, do paraibano (de Conceição), Sinval Sá foi relançado pela Cia Editora de Pernambuco – CEPE. O autor, hoje com 90 anos, participa de noite de autógrafos, no mesmo dia em que se comemora o centenário do biografado. Uma noite que terá também o lançamento de um selo alusivo à efeméride, e culmina com um show de Elba Ramalho, com a Orquestra Sinfônica do Recife, interpretando, naturalmente, um repertório de clássicos de Luiz Gonzxaga.

O livro chega à nona edição, como um dos dois melhores trabalhos do gênero (o outro é Vida de viajante – a saga de Luiz Gonzaga, pela Editora 34).O livro de Sinval Sá é também a primeira biografia de Gonzagão. Há quem considere o potiguar Zé Praxédi, conhecido como O Poeta Vaqueiro, publicou, em 1952, Luiz Gonzaga e outras poesias, biografia em versos, mas que não vai além da curiosidade bibliográfica.

Sinval Sá, que há anos mora em Brasília (aposentado do Tribunal de Conta da União), conta que a vontade de escrever sobre Luiz Gonzaga surgiu quando ele estava de visita a Taubaté (SP): “Foi em 1953, era carnaval, e na cidade não havia nada. Aquela. De repente comecei a ouvir aquele vozeirão: ‘Já faz três anos que pro Norte relampeia…’. A ideia ficou comigo, contei aquilo para o pessoal em casa. Um belo dia, eu morava em Fortaleza, minha mulher me disse que Luiz Gonzaga estava na cidade. Descobri o hotel, e liguei para ele. Luiz Gonzaga concordou em me receber”. O paraibano explicou ao Rei do Baião qual seu objetivo. A anuência do cantor veio com um comentário: “Você me parece honesto. É o primeiro que não me pede dinheiro para escrever um livro sobre mim”.

Este contato inicial aconteceu em 1960. Em março de 1961, Sinval Sá reencontrou Luiz Gonzaga em sua casa, na Ilha do Governador: “Daí em diante foram várias entrevistas. Não tinha estas facilidades de gravador não. Era no caderno mesmo. Gastei mais de dez cadernos com as anotações que fiz do que ele me contava. Bem antes desta biografia eu já escrevia ficção. Ganhei até prêmios, então escrevi o primeiro capítulo do livro sobre Luiz Gonzaga meio romanceado, e mandei para ele”, continua Sinval Sá.

Ele lembra que dias depois quis saber o que o biografado tinha achado: “Ele me disse que não gostou. Que o que estava ali não era o que ele havia me contado. Então passei a escrever sem enfeitar, na primeira pessoa. O livro só ficou pronto no começo de 1966, mas eu não sabia como seria publicado. Um dia eu estava no trabalho, na reitoria da Universidade do Ceará, corrigia os originais. Um colega viu, perguntou de que se tratava. Quando disse, ele me sugeriu que levasse para um padre, que editava um jornal chamado A Fortaleza. O padre pediu para ler o texto, dizendo que se gostasse publicaria”.

O padre não apenas publicou O sanfoneiro do riacho da Brígida, como armou uma festa para o lançamento, que aconteceu no Centro de Fortaleza, na Praça do Ferreira: “Teve inclusive um show de Luiz Gonzaga. Juntou uma multidão na praça, mas a festa foi mal organizada, porque só foram vendidos 60 exemplares”,conta Sinval Sá. No entanto, a tiragem inicial de 3 mil livro logo se esgotou.

Na época Luiz Gonzaga estava em baixa no Sudeste. Em 1966, a Jovem Guarda estava no auge. Luiz Gonzaga e os forrozeiros que surgiram depois dele forma alijados para horários menos nobre das emissoras de rádio e TV: “Ele levava os livros na camionete, e saía vendendo nos shows que fazia pelo Nordeste. Muitas vezes era a mulher dlee, Dona Helena, que ficava vendendo. Logo foi preciso outra tiragem, mais outra. Sei que foram vendidos dez mil livros, por esta editora de Fortaleza”.

O sanfoneiro do riacho da Brígida vendeu todas as edições publicadas, que nunca foram de muitos exemplares. Portanto saia logo de catálogo. O autor diz que este ano uma editora de São Paulo se interessou em lança-lo, mas Sinval Sá, que é filho de pernambucanos, deu preferência à CEPE: “em nenhuma edição mexi no texto original. A última que saiu foi em 2002, em Brasília.

O escritor confessa que depois do texto pronto em comum acordo com Luiz Gonzaga preferiu não deixar assuntos que poderiam mexer com a família do artista. Entre estes assuntos, está a paternidade de Gonzaguinha: “Prefiro não falar sobre isto”, esquiva-se Sinval Sá, acrescentando que assistiu ao filme Gonzaga de pai pra filho (de Breno Silveira), e que não gostou, embora tenha notado em alguns trechos que o roteirista leu seu livro: “É bom como filme, mas não é de jeito nenhum a vida de Gonzaga. Tem muito mais de Gonzaguinha. Lembro dele, em casa, na Ilha do Governador, calado tocando violão. Fui amigo de Luiz Gonzaga até o fim da vida dele. Sempre que ia à Brasília me visitava

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More
Juazeiro Política

Prefeito eleito, Andrei cumpre extensa agenda em Salvador buscando investimentos e parcerias para transformar Juazeiro

post-image

O prefeito eleito, Andrei Gonçalves (MDB), iniciou a semana com uma série de importantes reuniões em Salvador, nesta segunda-feira (14), buscando parcerias estratégicas para alavancar o desenvolvimento da cidade. Acompanhado de seu vice, Tiano Félix (PT), dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), Andrei esteve na SEINFRA, CAR, Secretaria de Educação e CERB, onde tratou de temas fundamentais para o futuro de Juazeiro.

Nas reuniões, foram discutidos projetos para melhorar a infraestrutura da cidade e da zona rural, agricultura familiar e a educação do município. Entre as pautas prioritárias estavam a obra da estrada do Salitre, a recuperação das estradas de Itamotinga e Maniçoba, além da pavimentação na sede e na zona rural. “Vamos trazer de volta o bem-estar para quem vive no campo e precisa de estradas melhores para trabalhar e transportar seus produtos,” afirmou Andrei.

Política Relevantes

Quinto voo da FAB com 220 repatriados do Líbano chega a SP

post-image

O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou brasileiros do Líbano pousou às 6h06 da manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. Estavam a bordo 220 repatriados e dois animais de estimação, no voo que integra a Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo governo federal.

Iniciada em 2 de outubro, a operação já repatriou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano. Segundo a FAB, também foram transportadas 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, para ajudar vítimas no Líbano.

A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos…

Read More
Política

Lula sanciona Acredita, que concede crédito a empreendedores

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei que institui o Acredita no Primeiro Passo.

O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito para pequenos empreendedores. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União da quinta-feira (10).

Entre as propostas para os empreendedores previstas no Acredita está a criação do Programa de Crédito e Financiamento de Dívidas de Microempreendedores Individuais e Microempresas (Procred 360), que concede crédito a MEIs e microempresas.

O programa também institui o Desenrola Pequeno Negócio, que permite a renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com instituições financeiras. A medida busca beneficiar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de três meses.

Política Relevantes

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro

post-image

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei do Combustível do Futuro. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de setembro, e sancionado nesta terça, durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília.

A norma estabelece regras para a expansão da produção e do uso de biocombustíveis como biodiesel, etanol, biometano, diesel verde e SAF (aviação). A proposta 5216/2023, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD/BA), foi incluída no texto final.

De acordo com o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), a lei é importante porque vai contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Dessa forma, o país vai conseguir cumprir as metas propostas pelo Brasil no Acordo de Paris. Além disso, também vai ajudar a reduzir a elevada dependência do Brasil…

Read More