PMJ
A comunidade de Juremal recebeu no último final de semana (24, 25 e 26), a primeira Feira de Caprinos e Ovinos do distrito. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social (ADESJUL) e contou com produtores, representantes de instituições ligadas ao setor, autoridades políticas e visitantes.
Setenta expositores estiveram presentes e além da exposição de animais, os visitantes puderam obter informações importantes sobre a caprinovinocultura, através de palestras, mesa redonda, cursos, vídeos educativos, informações técnicas sobre a portaria 304 do Ministério da Agricultura que trata das exigências sanitárias para o abate de animais, a premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores.
Cerca de 600 animais foram expostos e comercializados durante a feira. Segundo os organizadores, aproximadamente 7.000 mil pessoas circularam no evento durante os três dias de exposição, ultrapassando até mesmo as expectativas.
De acordo com Frank Wellington, presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal – ADESJUL, a feira de Juremal superou as expectativas com relação à participação dos envolvidos diretamente com a atividade. “É o maior evento da história de Juremal. Estamos muito felizes com o resultado obtido e esperamos a 2ª feira do distrito”, disse.
Durante a Feira houve também apresentações culturais como a roda de São Gonçalo, Samba de Veio, Hino do distrito cantado por alunos da Escola Raimundo da Cunha Leite, além da novidade cultural do ‘Bumba meu Bode’ e muito forro pé de serra. A Univasf também marcou presença expondo o Museu Itinerante de Anatomia Animal, produzido por alunos da instituição.
Para o produtor e membro da ADSJUL, José Lindomar Pereira, a feira do distrito contribuiu muito para seu crescimento como criador e proporcionou a divulgação e comercialização de seus animais. “Avalio a feira de Juremal muito positiva. Pudemos observar que os demais produtores realmente estão engajados no melhoramento genético dos caprinos e ovinos da região. Estou feliz com os negócios obtidos aqui”, destacou.
O coordenador do evento, José Wilson Chaves (Chaveco), considerou positiva a participação popular. “O evento teve como objetivo divulgar os produtos da caprinovinocultura em toda região e proporcionar a comercialização e divulgação dos produtos, incentivando a expansão do mercado local e a conquista de novos mercados. Acredito que a segunda feira será ainda melhor, pois superamos o número de animais e de público”.
Durante o evento também foi lançado o Bodeoca, que é a mandioca com o bode (Beiju de Bode) e o distrito foi pioneiro com o ‘Bumba meu Bode.
O prefeito Isaac Carvalho demonstrou grande satisfação com o resultado do evento. “A feira é um espaço importante de comercialização e de troca de conhecimentos. Ficamos felizes com a quantidade de expositores e visitantes presentes. O evento é muito importante para o desenvolvimento econômico do município, para melhorar a qualidade dos animais e o fortalecimento da caprinovinocultura na região”, concluiu o prefeito.