Os parceiros e componentes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) se reuniram nesta quinta-feira (28), em Petrolina, a fim dediscutir assuntos pertinentes à fiscalização a casas de show e espaços para eventos no município. Esse é o primeiro encontro de 2013, contemplando um tema que foi alvo de muita discussão em todo o cenário nacional, devido à tragédia na cidade de Santa Maria (RS) há cerca de um mês.
A reunião foi realizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, contando com a presença de representantes do poder público, através das Secretarias Municipais de Ordem Pública, Educação, Esportes, Segurança Cidadã e Acessibilidade. Além da presença das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Com uma explanação do comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (4ª CBM – PE), Luiz Cláudio Santana,os integrantes do Gabinete tiveram suporte para iniciar a discussão e propor novas medidas de fiscalização. Entre as propostas, foi apresentada a criação de uma rede de fiscalização integrada. Dessa forma, todos os órgãos de segurança, trabalharão em conjunto com o intuito de evitar grandes tragédias nesses espaços de eventos de maneira preventiva.
Para o secretário de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, a reunião cumpriu sua meta inicial. “Nosso objetivo em montar essa rede com os parceiros de segurança no município, é garantir que não venha a ocorrer em Petrolina, algo tão trágico quanto o que ocorreu no Rio Grande do Sul”, afirma.
O GGI-M continuará sendo realizado uma vez por mês, com datas e locais ainda a serem definidos.