O sucesso do 1º Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco, realizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), ainda repercute na região. O evento, que durou três dias e celebrou os 80 anos da profissão de Serviço Social no Brasil, promete ser o início de uma tradição. No congresso foram discutidas as atribuições e competências do exercício profissional frente às demandas em tempos de crise.
Para fechar o evento, foram realizadas palestras e mesas redondas, além de uma apresentação musical com o coral Vozes do Sertão, do IF Sertão-PE. A primeira palestra abordou o projeto ético-político da profissão, com a participação da assistente social da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Univasf, Paloma Suelen Fernandes, e da representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), Erika Oliveira. As palestrantes debateram sobre a importância de se discutir política.
O congresso encerrou com uma mesa de debate sobre os instrumentais técnicos operativos como parte da direção social da profissão. A mesa foi composta pela doutoranda em Serviço Social da UFPE e assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Suamy Soares, e a conselheira Gizely Couto, representando o Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco – 4ª região (CRESS/PE).
“É uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar. Buscou romper com o conservadorismo dentro das suas práticas e avança em cada momento, cada luta, cada resistência e organização política. É uma profissão realmente compromissada com a classe trabalhadora. Parabenizo os profissionais de Serviço Social e o curso por essa iniciativa”, concluiu Suamy.
Durante os eventos, o público participou questionando, sugerindo e problematizando o exercício da profissão de Serviço Social no país e no Estado. Além de alunos do curso, o congresso contou com a presença de vários profissionais da área, que deram sua contribuição para as discussões, trazendo relatos da realidade local do mercado de trabalho.
Ascom Facape






