O Comitê das Associações Comunitárias Agropecuárias de Massaroca (CAAM) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento irão realizar de 11 a 12 de outubro, no Parque do Didi, no distrito de Massaroca, a 40 km da sede; o Primeiro Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do distrito.
O evento tem como objetivo fortalecer a caprinovinocultura local, considerada a principal fonte de renda da região, e pretende reunir criadores de Juazeiro e cidades circunvizinhas. “O foco principal do encontro é a comercialização, um dos maiores gargalos da cadeia. Como a região de Massaroca tem um grande potencial, percebemos a necessidade de ampliar eventos dessa natureza. Agora temos a feira anual e o encontro”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco) técnico da SEAPA.
Segundo os associados do CAAM, um dos focos, é tornar o distrito (além de um potencial caprino e ovino), em um centro comercial de produtos advindos da agricultura familiar. “Os moradores já tem um histórico na produção de queijos, doces, geléias e frutas in natura; além da carne do bode que é o principal prato comercializado na localidade. O evento pretende estimular e ampliar cada vez mais essa atividade no distrito bem como em todo o município”, informou a presidente do comitê, Jousivane Santos.
Durante o encontro será realizada uma mesa redonda, com a participação das comunidades e convidados, para avaliar os pontos positivos e negativos das feiras realizadas desde 2009, criando a partir daí, estratégias para incrementar uma programação rica e diversificada que atenda aos interesses de todos os criadores.
Para o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira, o encontro é uma forma de enriquecer ainda mais a cadeia. “Essa é uma grande oportunidade de ampliarmos o setor em nossa região e nada mais justo que o distrito de Massaroca, destaque em nosso município, encabece essa iniciativa. Fortalecer a cadeia produtiva é um dos nossos principais objetivos”, enfatizou Jorge.
O evento que será iniciado a partir das 14h do dia 11 de outubro, também conta com a parceria do STRJ, EBDA, ADAC, IRPAA, ADAB, Embrapa Semiárido e Sebrae.
Fonte: ASCOM PMJ