A diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) divulgou, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 02 e 05 de janeiro. A pesquisa acontece a cada três meses, no intuito de identificar precocemente áreas vulneráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e serve como subsídio para o planejamento das ações de combate ao vetor transmissor da dengue e como estratégia de conscientização da população.
No primeiro Levantamento do ano, a SMS dividiu a cidade em 10 áreas, denominadas estratos, e mobilizou um contingente de 98 Agentes de Combate à Endemias (ACE), 13 supervisores e um técnico de laboratório. De acordo com o gerente de Endemias, Jailson Luiz de Araújo, esta pesquisa apresentou um índice 0,5 % de infestação predial para o Aedes aegypti, um número menor que o encontrado no período do ano passado, quando foi diagnosticado um índice de 1,4%, e considerado de baixo risco para ocorrência de epidemia pelo Ministério da Saúde.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado da pesquisa. Creditamos essa redução ao uso do novo larvicida utilizado pela SMS, ao empenho dos ACE na intensificação do controle vetorial e ao ciclo de chuvas que ainda não começou”, avaliou o gerente de Endemias, Jailson Araújo, acrescentando que a partir da próxima semana iniciará ações de controle, que serão intensificadas para prevenir possíveis ocorrências de casos da doença.
Bairros
Bairros como Cosme e Damião, Quati e João de Deus, por exemplo, onde foram encontrados índices mais elevados de infestação predial, contarão com atenção especial da Gerência de Endemias. “Através do LIRAa, diagnosticamos as regiões onde precisamos trabalhar de forma mais efetiva para reduzir o problema da dengue. Mas nas outras comunidades, onde verificamos um índice baixo de infestação, a vigilância será mantida, pois não podemos descuidar”, concluiu Jailson Araújo.
Nos próximos dias, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, reativará uma parceria firmada com as Secretarias de Educação, Infraestrutura e Ordem Pública, em 2011, que contribuiu para o sucesso do município no combate à dengue. “A parceria firmada com essas Secretarias foi importante para a redução dos indicadores da doença em 2011 e queremos repetir isso em 2012, intensificando as ações de limpeza nas áreas mais vulneráveis indicadas pelo 1º LIRAa e, logo nos primeiros dias letivos, envolver as unidades escolares no combate à dengue”, ressaltou a gestora.
Além do Levantamento, durante a pesquisa, os Agentes de Combate à Endemias realizaram também ações de conscientização, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato com a Secretaria através do e-mail (denguepetrolina@gmail.com) e do telefone (87) 3864-0645.
Foto: Ilustrativa