Petrolina

Problema de esgoto é um dos desafios dos candidatos que vão disputar a prefeitura de Petrolina

Petrolina, no Sertão do São Francisco tem no saneamento básico uma das suas principais questões a serem resolvidas, já que é preciso ampliar estrutura diante do crescimento e desenvolvimento da cidade.

O maior município dessa macrorregião pernambucana tem uma população de 386.791 mil habitantes e uma densidade demográfica de 84,79 habitantes por quilômetro quadrado, segundo os últimos dados (2022) do Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do IBGE de 2021, ficou em quase R$ 8 bilhões. Com tudo isso, além de estar na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, mostra que a falta de estrutura nesse segmento é uma adversidade significativa.

A edição de 2024 do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil, pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, coloca Petrolina na 56º posição. No ano anterior, o município ocupava a 39ª. A colocação de 2024 significa uma queda de 17 posições.  A cidade, no entanto, continua ocupando o primeiro lugar na lista das melhores em saneamento básico de Pernambuco. Já a performance dela em relação ao restante do Brasil deve-se, entre outras questões, ao aumento acelerado da população, principalmente nas áreas periféricas, de acordo com especialistas. 

Encontrar soluções urgentes para o saneamento básico, então, passa a ser um dos principais desafios dos candidatos que vão disputar a prefeitura da cidade. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup), mais empreendimentos estão chegando ao município, e os problemas de água e esgoto não têm seguido a mesma velocidade. Alguns deles, inclusive, nem podem ser construídos ainda, segundo a Armup, por falta de água ou uma rede coletora de esgoto em algumas áreas de interesse das construtoras. 

“Isso é muito preocupante com relação ao desenvolvimento da nossa cidade. Todo verão falta água. A gente tem realmente uma rede de abastecimento que abrange praticamente toda a sede municipal, mas muitos investimentos precisam ser feitos”, lembra o diretor-presidente da Agência, Rubem Franca.

De toda a sede urbana, que compreende 48 bairros, 85% tem rede e tratamento de esgoto, ainda segundo Franca. No entanto, desse percentual, 70% tiveram obras de saneamento executadas pelo próprio município; 20%, pela iniciativa privada (novos loteamentos, empreendimentos e condomínios) e 10% pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). No percentual de 15% (bairros sem saneamento básico completo) estão o Henrique Leite e Vila Vitória, na Zona Leste; Jardim Petrópolis, na Zona Oeste; Dom Avelar, na Zona Norte; e uma parte do centro.

“Se fizer (os serviços que são necessários) o Henrique Leite, a complementação da bacia do Dom Avelar, o Antônio Cassemiro e o Jardim Petrópolis, a gente fecha os 100%. Mesmo com todos esses problemas, Petrolina é uma cidade diferenciada em relação a todas as outras de Pernambuco. É diferenciada, mas a gente está acostumado a coisa boa, está acostumado a saneamento, a água na porta. A gente não quer 15% da cidade jogando esgoto no Rio São Francisco”, diz Franca.

O gerente administrativo José Dailson Clementino, 47 anos, que mora no bairro João de Deus desde 1987, acredita que o crescimento acelerado do local fez com que as tubulações dos esgotos ficassem obsoletas, não comportando mais a demanda que é jogada nelas.  “São tantos estouros que acontecem, e não é de agora, já vêm se perpetuando por muitos anos. E são em pontos de prioridade para nossa comunidade: o acesso de entrada e saída ao bairro, causando transtornos, inclusive para os estabelecimentos próximos, como as três escolas que tem lá. As manutenções são feitas, mas não resolvem”, analisa.

O João de Deus, na Zona Oeste, é um bairro grande com uma população de mais de 50 mil habitantes, de acordo com Clementino. “É um pequeno município dentro de Petrolina, sem contar os bairros que se aglomeraram ao seu redor. Temos hoje Bela Vista do Lago, Residencial Jardim São Paulo, todos grudados. Temos, também, o Nova Vida I, bairro Cacheado. Somando-se, dá uma população enorme”, contabiliza. 

O bairro, lembra ele, é formado por muita gente que vem de outras localidades, do interior procurar casa para alugar ou comprar porque é uma área próxima aos locais de trabalho que essas pessoas querem em Petrolina. “Muitas dessas pessoas iniciaram a jornada nas roças. Hoje, devido ao crescimento da cidade, tem-se gente atuando em outras áreas, como a construção civil e o comércio”, diz Clementino.

A concessão parcial dos serviços da Compesa, modelo que está sendo estudado pelo Governo do Estado, no qual a concessionária continuaria 100% estatal, responsabilizando-se pela produção e tratamento da água, e a iniciativa privada assumiria a parte de distribuição, coleta e tratamento de esgoto, é vista com bons olhos pela Armup.

“Acho que tudo que vier é bom e interessante. Essa coisa da relação com a iniciativa privada é muito importante, porque o Estado mostrou nesses últimos 50 anos, pelo menos aqui em Petrolina, que sozinho não consegue fazer nada. Eu não desaprovo qualquer tipo de medida que possa beneficiar o Estado de Pernambuco e Petrolina, também. A gente precisa avançar em termos de parcerias ou de concessões”, avalia o presidente da Armup.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com as assessorias da Compesa em Petrolina e no Recife para obter uma análise da situação, mas não conseguiu encontrar alguém para responder por conta do recesso de Páscoa.

Folha Pe Foto Ilustrativa Foto PMP arquivo

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

post-image

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da…

Read More
Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More
Política Relevantes

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

post-image

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, vai ser marcado, nesta terça-feira (19), por discussões sobre transição energética e agendas bilaterais, além da transmissão da presidência rotativa do grupo das principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros reservados com líderes de quatro países. Todos esses compromissos serão no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade. 

O primeiro compromisso de Lula, às 9h15, é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Às 10h, haverá a terceira sessão da reunião de líderes. O tema é o desenvolvimento sustentável e transição energética, um dos interesses prioritários do Brasil no G20. Pouco depois das 12h haverá a sessão de encerramento da cúpula e a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África…

Read More
Política Relevantes

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

post-image

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidência brasileira no G20 é o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O segundo é o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às…

Read More
Política Relevantes

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

post-image

O climatologista Carlos Nobre, referência mundial sobre o tema, considera insuficientes as propostas apresentadas até agora pelos países na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.

Segundo Nobre, as partes do Acordo de Paris ainda não foram capazes de avançar na meta de reduzir as emissões do planeta de gases de efeito estufa em 43% até a COP28 e, se fossem capazes, essa estratégia não seria mais eficiente para manter o aumento da temperatura planetária em 1,5 grau Celsius (ºC) acima do período pré-industrial. “Nós já estamos há 16 meses com a temperatura elevada em 1,5 grau. Existe enorme risco de ela não baixar mais. A partir de agora, se ficar três anos com 1,5 grau, a temperatura não baixa mais”, afirma.

Alcançar os 43% já…

Read More