Petrolina

Problema de esgoto é um dos desafios dos candidatos que vão disputar a prefeitura de Petrolina

Petrolina, no Sertão do São Francisco tem no saneamento básico uma das suas principais questões a serem resolvidas, já que é preciso ampliar estrutura diante do crescimento e desenvolvimento da cidade.

O maior município dessa macrorregião pernambucana tem uma população de 386.791 mil habitantes e uma densidade demográfica de 84,79 habitantes por quilômetro quadrado, segundo os últimos dados (2022) do Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do IBGE de 2021, ficou em quase R$ 8 bilhões. Com tudo isso, além de estar na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, mostra que a falta de estrutura nesse segmento é uma adversidade significativa.

A edição de 2024 do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil, pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, coloca Petrolina na 56º posição. No ano anterior, o município ocupava a 39ª. A colocação de 2024 significa uma queda de 17 posições.  A cidade, no entanto, continua ocupando o primeiro lugar na lista das melhores em saneamento básico de Pernambuco. Já a performance dela em relação ao restante do Brasil deve-se, entre outras questões, ao aumento acelerado da população, principalmente nas áreas periféricas, de acordo com especialistas. 

Encontrar soluções urgentes para o saneamento básico, então, passa a ser um dos principais desafios dos candidatos que vão disputar a prefeitura da cidade. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup), mais empreendimentos estão chegando ao município, e os problemas de água e esgoto não têm seguido a mesma velocidade. Alguns deles, inclusive, nem podem ser construídos ainda, segundo a Armup, por falta de água ou uma rede coletora de esgoto em algumas áreas de interesse das construtoras. 

“Isso é muito preocupante com relação ao desenvolvimento da nossa cidade. Todo verão falta água. A gente tem realmente uma rede de abastecimento que abrange praticamente toda a sede municipal, mas muitos investimentos precisam ser feitos”, lembra o diretor-presidente da Agência, Rubem Franca.

De toda a sede urbana, que compreende 48 bairros, 85% tem rede e tratamento de esgoto, ainda segundo Franca. No entanto, desse percentual, 70% tiveram obras de saneamento executadas pelo próprio município; 20%, pela iniciativa privada (novos loteamentos, empreendimentos e condomínios) e 10% pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). No percentual de 15% (bairros sem saneamento básico completo) estão o Henrique Leite e Vila Vitória, na Zona Leste; Jardim Petrópolis, na Zona Oeste; Dom Avelar, na Zona Norte; e uma parte do centro.

“Se fizer (os serviços que são necessários) o Henrique Leite, a complementação da bacia do Dom Avelar, o Antônio Cassemiro e o Jardim Petrópolis, a gente fecha os 100%. Mesmo com todos esses problemas, Petrolina é uma cidade diferenciada em relação a todas as outras de Pernambuco. É diferenciada, mas a gente está acostumado a coisa boa, está acostumado a saneamento, a água na porta. A gente não quer 15% da cidade jogando esgoto no Rio São Francisco”, diz Franca.

O gerente administrativo José Dailson Clementino, 47 anos, que mora no bairro João de Deus desde 1987, acredita que o crescimento acelerado do local fez com que as tubulações dos esgotos ficassem obsoletas, não comportando mais a demanda que é jogada nelas.  “São tantos estouros que acontecem, e não é de agora, já vêm se perpetuando por muitos anos. E são em pontos de prioridade para nossa comunidade: o acesso de entrada e saída ao bairro, causando transtornos, inclusive para os estabelecimentos próximos, como as três escolas que tem lá. As manutenções são feitas, mas não resolvem”, analisa.

O João de Deus, na Zona Oeste, é um bairro grande com uma população de mais de 50 mil habitantes, de acordo com Clementino. “É um pequeno município dentro de Petrolina, sem contar os bairros que se aglomeraram ao seu redor. Temos hoje Bela Vista do Lago, Residencial Jardim São Paulo, todos grudados. Temos, também, o Nova Vida I, bairro Cacheado. Somando-se, dá uma população enorme”, contabiliza. 

O bairro, lembra ele, é formado por muita gente que vem de outras localidades, do interior procurar casa para alugar ou comprar porque é uma área próxima aos locais de trabalho que essas pessoas querem em Petrolina. “Muitas dessas pessoas iniciaram a jornada nas roças. Hoje, devido ao crescimento da cidade, tem-se gente atuando em outras áreas, como a construção civil e o comércio”, diz Clementino.

A concessão parcial dos serviços da Compesa, modelo que está sendo estudado pelo Governo do Estado, no qual a concessionária continuaria 100% estatal, responsabilizando-se pela produção e tratamento da água, e a iniciativa privada assumiria a parte de distribuição, coleta e tratamento de esgoto, é vista com bons olhos pela Armup.

“Acho que tudo que vier é bom e interessante. Essa coisa da relação com a iniciativa privada é muito importante, porque o Estado mostrou nesses últimos 50 anos, pelo menos aqui em Petrolina, que sozinho não consegue fazer nada. Eu não desaprovo qualquer tipo de medida que possa beneficiar o Estado de Pernambuco e Petrolina, também. A gente precisa avançar em termos de parcerias ou de concessões”, avalia o presidente da Armup.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com as assessorias da Compesa em Petrolina e no Recife para obter uma análise da situação, mas não conseguiu encontrar alguém para responder por conta do recesso de Páscoa.

Folha Pe Foto Ilustrativa Foto PMP arquivo

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial

post-image

O Ministério das Finanças da China anunciou, nesta quarta-feira (9), o aumento das tarifas de importação de produtos dos Estados Unidos (EUA) de 34% para 84%, intensificando a guerra comercial iniciada por Washington. A nova taxa passa a valer a partir desta quinta-feira (10).

A medida foi tomada depois que o presidente Donald Trump elevou para 104% as tarifas de importação de produtos chineses após a China retaliar a tarifa dos EUA de 34% imposta no último dia 2 de abril. 

Erros em série-“A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China, prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e tem um impacto severo na estabilidade da ordem econômica global. É um exemplo típico de unilateralismo,…

Read More
Juazeiro Política

Encontro em Juazeiro confirma Juvenilson Passos como liderança política para o futuro da Bahia

post-image

O encontro promovido por Juvenilson Passos no sábado (5), em Juazeiro, foi mais do que um café da manhã: foi uma demonstração clara de força política e prestígio regional.

Realizado na Chácara Bougainville, o evento reuniu representantes de diversos municípios da região norte da Bahia, lideranças políticas, imprensa e apoiadores, que lotaram o espaço para ouvir a mensagem de quem já é reconhecido como uma das grandes referências da política baiana.

Em sua fala, Juvenilson relembrou sua trajetória, agradeceu a todos que caminham ao seu lado e destacou que o momento é de construção coletiva e compromisso com o povo. “A política precisa ser feita com verdade, com história e com coragem. Eu não estou aqui por vaidade, mas porque acredito que é possível mudar a realidade das pessoas com trabalho sério…

Read More
Política Relevantes

Entenda a guerra de tarifas de Trump e consequências para Brasil

post-image

A medida do governo dos Estados Unidos (EUA) de impor tarifas a todos os parceiros comerciais, nessa quarta-feira (2), representa uma tentativa da maior potência do planeta de retomar a posição que a indústria do país já teve, além de tentar combater os déficits comerciais de bens que somam cerca de US$ 1 trilhão ao ano.

Essa avaliação é feita por diversos analistas, entre eles, o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, consultado pela Agência Brasil. O também professor em economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), contudo, avalia que as tarifas não podem sozinhas reverter a perda de competitividade da economia estadunidense, em especial, para a Ásia.

“A Ásia foi muito eficiente em desenhar políticas para desenvolver a indústria dela nos últimos 20 a 30 anos. Os governos do Vietnã, da Malásia, da Tailândia,…

Read More
Petrolina Política

Vereador denuncia Prefeitura de Petrolina por descumprimento da Lei de Prestação de Contas das Ações Antirracistas

post-image

Na última terça-feira (26), o vereador Gilmar Santos (PT), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina, protocolou uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco contra a Prefeitura Municipal por descumprimento da Lei nº 3.585/2022.

A legislação, de autoria do próprio parlamentar, determina que o Executivo preste contas anualmente sobre as ações de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, garantindo transparência e participação popular na fiscalização dessas políticas.

De acordo com o texto da lei, a prestação de contas deve ocorrer por meio de audiência pública na Câmara Municipal e pela apresentação de um relatório detalhado, contemplando informações sobre recursos destinados, ações realizadas, número de pessoas beneficiadas e planejamento para o ano seguinte. No entanto, mesmo após dois anos da sanção da legislação, a Prefeitura não cumpriu nenhuma das exigências previstas.

Política Relevantes Revista

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses…

Read More
Política Revista

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

post-image

A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta semana o Projeto de Lei  2.088/2023, Lei de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. O texto do PL foi aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.

O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciar que vai impor “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais. 

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), informou que vai trabalhar junto ao Colégio de Líderes para pautar o tema ainda esta semana.  

“Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já…

Read More
Política Relevantes

AtlasIntel: Lula tem aprovação ainda em queda e perde para Bolsonaro, Marçal e Tarcísio em 2º turno

post-image

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (1º) revela que continua subindo a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que alguns de seus adversários já aparecem à frente em eventual cenário de disputa para as eleições de 2026. 

Em relação à avaliação do governo, o presidente Lula viu sua desaprovação subir de 53% na pesquisa de fevereiro para 53,6% agora no final de março. Já a aprovação caiu dos 45,7% registrados na última pesquisa para 44,9% nesta mais recente. 

O levantamento mostra que, quando perguntados sobre a avaliação do governo, 49,6% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim/péssima, enquanto 37,4% disseram ser ótima/boa. Na pesquisa de fevereiro, 50,8% avaliaram o governo como ruim/péssimo, enquanto 37,6% disseram ser ótimo/bom.

O Instituto AtlasIntel também fez simulações de cenários de segundo turno para as…

Read More
Política Relevantes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo secretário de Comunicação

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta segunda-feira (31) a nomeação do publicitário Marcus Vinicius Di Flora como novo titular da Secretaria de Comunicação (Secom). Com mais de 25 anos de experiência na área de comunicação e pesquisa de opinião, Di Flora já atuou em diversos setores da administração pública e em projetos no setor privado.

“Escolhi hoje o novo secretário de Comunicação, que terá a missão de dar publicidade aos atos do Governo da Bahia, prestar contas de nossas ações e manter um relacionamento respeitoso com a mídia. Fiz o convite a Marcus Di Flora, que há mais de 25 anos atua na comunicação e na gestão pública, e ele aceitou”, destacou o governador.

Ao longo de sua trajetória, Di Flora ocupou cargos estratégicos na comunicação de órgãos municipais e federais. Participou da equipe de transição do…

Read More