Petrolina

Problema de esgoto é um dos desafios dos candidatos que vão disputar a prefeitura de Petrolina

Petrolina, no Sertão do São Francisco tem no saneamento básico uma das suas principais questões a serem resolvidas, já que é preciso ampliar estrutura diante do crescimento e desenvolvimento da cidade.

O maior município dessa macrorregião pernambucana tem uma população de 386.791 mil habitantes e uma densidade demográfica de 84,79 habitantes por quilômetro quadrado, segundo os últimos dados (2022) do Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do IBGE de 2021, ficou em quase R$ 8 bilhões. Com tudo isso, além de estar na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, mostra que a falta de estrutura nesse segmento é uma adversidade significativa.

A edição de 2024 do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil, pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, coloca Petrolina na 56º posição. No ano anterior, o município ocupava a 39ª. A colocação de 2024 significa uma queda de 17 posições.  A cidade, no entanto, continua ocupando o primeiro lugar na lista das melhores em saneamento básico de Pernambuco. Já a performance dela em relação ao restante do Brasil deve-se, entre outras questões, ao aumento acelerado da população, principalmente nas áreas periféricas, de acordo com especialistas. 

Encontrar soluções urgentes para o saneamento básico, então, passa a ser um dos principais desafios dos candidatos que vão disputar a prefeitura da cidade. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup), mais empreendimentos estão chegando ao município, e os problemas de água e esgoto não têm seguido a mesma velocidade. Alguns deles, inclusive, nem podem ser construídos ainda, segundo a Armup, por falta de água ou uma rede coletora de esgoto em algumas áreas de interesse das construtoras. 

“Isso é muito preocupante com relação ao desenvolvimento da nossa cidade. Todo verão falta água. A gente tem realmente uma rede de abastecimento que abrange praticamente toda a sede municipal, mas muitos investimentos precisam ser feitos”, lembra o diretor-presidente da Agência, Rubem Franca.

De toda a sede urbana, que compreende 48 bairros, 85% tem rede e tratamento de esgoto, ainda segundo Franca. No entanto, desse percentual, 70% tiveram obras de saneamento executadas pelo próprio município; 20%, pela iniciativa privada (novos loteamentos, empreendimentos e condomínios) e 10% pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). No percentual de 15% (bairros sem saneamento básico completo) estão o Henrique Leite e Vila Vitória, na Zona Leste; Jardim Petrópolis, na Zona Oeste; Dom Avelar, na Zona Norte; e uma parte do centro.

“Se fizer (os serviços que são necessários) o Henrique Leite, a complementação da bacia do Dom Avelar, o Antônio Cassemiro e o Jardim Petrópolis, a gente fecha os 100%. Mesmo com todos esses problemas, Petrolina é uma cidade diferenciada em relação a todas as outras de Pernambuco. É diferenciada, mas a gente está acostumado a coisa boa, está acostumado a saneamento, a água na porta. A gente não quer 15% da cidade jogando esgoto no Rio São Francisco”, diz Franca.

O gerente administrativo José Dailson Clementino, 47 anos, que mora no bairro João de Deus desde 1987, acredita que o crescimento acelerado do local fez com que as tubulações dos esgotos ficassem obsoletas, não comportando mais a demanda que é jogada nelas.  “São tantos estouros que acontecem, e não é de agora, já vêm se perpetuando por muitos anos. E são em pontos de prioridade para nossa comunidade: o acesso de entrada e saída ao bairro, causando transtornos, inclusive para os estabelecimentos próximos, como as três escolas que tem lá. As manutenções são feitas, mas não resolvem”, analisa.

O João de Deus, na Zona Oeste, é um bairro grande com uma população de mais de 50 mil habitantes, de acordo com Clementino. “É um pequeno município dentro de Petrolina, sem contar os bairros que se aglomeraram ao seu redor. Temos hoje Bela Vista do Lago, Residencial Jardim São Paulo, todos grudados. Temos, também, o Nova Vida I, bairro Cacheado. Somando-se, dá uma população enorme”, contabiliza. 

O bairro, lembra ele, é formado por muita gente que vem de outras localidades, do interior procurar casa para alugar ou comprar porque é uma área próxima aos locais de trabalho que essas pessoas querem em Petrolina. “Muitas dessas pessoas iniciaram a jornada nas roças. Hoje, devido ao crescimento da cidade, tem-se gente atuando em outras áreas, como a construção civil e o comércio”, diz Clementino.

A concessão parcial dos serviços da Compesa, modelo que está sendo estudado pelo Governo do Estado, no qual a concessionária continuaria 100% estatal, responsabilizando-se pela produção e tratamento da água, e a iniciativa privada assumiria a parte de distribuição, coleta e tratamento de esgoto, é vista com bons olhos pela Armup.

“Acho que tudo que vier é bom e interessante. Essa coisa da relação com a iniciativa privada é muito importante, porque o Estado mostrou nesses últimos 50 anos, pelo menos aqui em Petrolina, que sozinho não consegue fazer nada. Eu não desaprovo qualquer tipo de medida que possa beneficiar o Estado de Pernambuco e Petrolina, também. A gente precisa avançar em termos de parcerias ou de concessões”, avalia o presidente da Armup.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com as assessorias da Compesa em Petrolina e no Recife para obter uma análise da situação, mas não conseguiu encontrar alguém para responder por conta do recesso de Páscoa.

Folha Pe Foto Ilustrativa Foto PMP arquivo

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz de Trump, diz cardeal

post-image

O papa Leão XIV está entre os líderes mundiais convidados a integrar o “Conselho de Paz” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou o cardeal Pietro Parolin, principal autoridade diplomática do Vaticano, nesta quarta-feira (21).

Leão, o primeiro papa dos EUA e crítico de algumas das políticas de Trump, está avaliando o convite, afirmou o cardeal.

“O papa recebeu um convite e estamos considerando o que fazer. Acredito que será algo que exigirá um pouco de tempo para reflexão antes de darmos uma resposta”, disse Parolin a jornalistas.

O conselho foi inicialmente criado para pôr fim ao conflito em Gaza, porém Trump afirmou que o grupo terá um escopo muito mais amplo e buscará resolver conflitos globalmente.

Embora alguns países, como Israel e Egito, tenham aceitado o convite, vários outros…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

post-image

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado, 17 de janeiro.

O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia.

Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados…

Read More
Política Relevantes Revista

Geraldo Alckmin afirma que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720…

Read More
Política Relevantes

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

post-image

O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país, podemos estar diante disso. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, com as formalidades, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas, ao mesmo tempo, sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Haddad informou que tem conversado diariamente com o presidente…

Read More
Política Relevantes

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

post-image

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More