O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, recebeu na última quarta-feira (19) no Gabinete da Reitoria, representantes da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Petrolina. Na oportunidade o presidente da Comissão, Luiz Ailton Guimarães, o relator Pedro Filippe Lima e o secretário Elias Passos Jardim exprimiram alguns questionamentos referentes ao processo de transição do Hospital de Urgências e Traumas (HUT). Foram discutidos, entre outros temas, os prazos para início da nova gestão, o número de empresas que concorrerão ao convênio para gerir o hospital e o número de recursos que serão investidos pela Univasf.
Julianeli esclareceu à Comissão que a universidade só assumirá a gestão a partir de agosto por conta da prorrogação no prazo de participação no edital de Chamamento Público nº 001/2013 destinado ao processo de Seleção Pública para escolha da empresa sem fins lucrativos que irá gerir o Hospital de Ensino do Vale do São Francisco Doutor Washington Antônio de Barros em parceria com a instituição. O edital que foi republicado no Diário Oficial na última terça-feira (18) sinaliza o novo prazo de participação para o dia 2 de julho.
No decorrer da reunião, o reitor enfatizou ainda que a Univasf tem se preocupado em conduzir o processo transitório da melhor forma e afirmou aos presentes que o compromisso da instituição é o de proporcionar melhorias para a região do Vale do São Francisco. “Nosso objetivo é garantir maior qualidade na formação dos profissionais e no serviço prestado à comunidade. Para isso vamos assegurar o maior número de recursos”, afirmou Julianeli. Aproveitando o encontro, o reitor apresentou alguns dos novos projetos na área de saúde voltados à comunidade que a Univasf pretende executar nos próximos meses. Ao término da reunião, ficou acordada uma visita do reitor à Câmara no mês de agosto, quando a instituição irá assumir a gestão em parceria com a empresa vencedora do edital.
Helen Sampaio