Um artigo científico produzido a partir de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde realizada no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), foi aceito para publicação na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM). O trabalho foi desenvolvido pela pediatra e diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães.
Com o título “Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Ambiente de Ensino Aprendizagem em um Hospital Escola no Nordeste do Brasil – Um Estudo Transversal”, a produção teve o objetivo de avaliar a percepção do estudante do Internato Médico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acerca do ambiente de ensino aprendizagem durante a realização de estágios de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia realizados no HDM.
A autora destaca que “por ser o HDM um hospital com poucos anos de experiência com o ensino médico, acredita-se que tal pesquisa trará contribuições valiosas para a prática pedagógica. Além disso, o relato de uma experiência localizada em uma região muito peculiar, visto que o mesmo está situado no sertão do nordeste brasileiro, poderá ser útil num momento em que a interiorização do Ensino Médico está sendo desenhada como uma importante alternativa para os sérios problemas de acesso à assistência médica na atenção primária no Brasil”, pontua Angélica.
A população deste estudo foi composta por 120 estudantes do estágio curricular obrigatório que estavam realizando seus estágios de Pediatria, e Ginecologia e Obstetrícia. “O instrumento de coleta utilizado foi o questionário DREEM, considerado um instrumento de referência no âmbito do ambiente educativo nas escolas médicas, o qual foi projetado para avaliar a percepção do estudante sobre o ambiente educacional”, explica a médica.
A pesquisadora também ressalta a importância da produção acadêmica. “Publicar artigos científicos é muito importante para as instituições de ensino porque é uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer os diferentes temas que estão sendo pesquisados no meio de ensino, além de estabelecer contato com determinado autor e sua pesquisa”, explica.
“Por isso, uma instituição de ensino de qualidade deve primar pela contínua publicação de trabalhos acadêmicos produzidos por seus professores e estudantes, no intuito de aprimorar o diálogo entre os interessados e expor à comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas em seus diferentes programas de graduação e pós-graduação e grupos de pesquisa”, complementa.
Ensino e Pesquisa no HDM
Além do programa de Internato Médico, o HDM possui programas de Residência Médica, em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, Programas de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher e Saúde da Criança.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP


