Em reunião realizada na última terça- feira (05), na Secretaria municipal de Agricultura (Seagri), o prefeito Luiz Vicente Berti, a secretária da Seagri, Josefa Rita da Silva, representantes da Vigilância Sanitária e a pescadora, Maria Aparecida Mendes, discutiram a reestruturação da unidade produtiva de beneficiamento de pescado, no município de Sobradinho.
Para Luiz Vicente Berti a unidade é de grande importância social, econômica e ambiental para a região, já que proporciona aos produtores locais a oportunidade de oferecer ao mercado um produto de qualidade; “viabilizando a melhoria da renda familiar dos produtores envolvidos, fazendo com que os recursos oriundos dessa operação, permaneçam na região, promovendo, assim, o desenvolvimento local e sustentável”, explica.
De acordo com a Secretária de Agricultura, Josefa Rita da Silva, esta é mais uma ação da prefeitura, no apoio ao desenvolvimento do arranjo produtivo da piscicultura no município de Sobradinho. “Com a reestruturação dessa unidade, de fundamental importância para a estruturação desse segmento, através da mobilização, capacitação e assistência técnica de pequenos produtores rurais que atuam no segmento da piscicultura, impulsionaremos o desenvolvimento dessa atividade econômica”, destacou a secretária.
Atualmente, um grupo de, aproximadamente, 40 mulheres está sendo capacitado para a produção de subprodutos do peixe, através de três linhas de produção, para fornecer alimentos para supermercados, restaurantes, barzinhos, festas e merenda escolar. “Nossos produtos tem sucesso absoluto de compra e venda”, disse a pescadora, Maria Aparecida Mendes (Cida Pescadora), ressaltando que com a reestruturação da unidade o grupo poderá trabalhar com, cerca de, 48 toneladas de peixe ao mês, podendo fornecer inclusive, 13 produtos a base de peixe para serem servidos na merenda escolar, como o caldo concentrado de peixe (rico em ômega 3, cálcio e fósforo), o hambúrguer e a carne moída.
Após uma criteriosa avaliação, ficou determinado que a prefeitura realizará a adequação da unidade produtiva do beneficiamento do pescado, através de reforma e ampliação e mobilizará, através da Seagri, os produtores de peixe e associações para realizar o beneficiamento e produção destes produtos “Proporcionaremos uma melhor alimentação para nossa população, além, da geração de emprego e renda”, concluiu o prefeito.