A Câmara de Vereadores de Juazeiro, em sessão solene, diplomou educadoras em comemoração ao Dia Nacional da Educação. As professoras Layse de Luna Brito, Esmelinda Pergentino Nunes, Antonila da França Cardoso e Ana Lilian dos Reis foram homenageadas.
A Professora Rosy Costa fez a abertura com a explanação histórica da educação em Juazeiro. “Cada fase da vida impõe seus valores, transformam-se em marcos para a posteridade. Só vivemos em plenitude quando registramos nossa história. A fundação de diversas escolas ginasiais e com cursos profissionalizantes, Juazeiro foi construindo uma educação de qualidade com a atuação de competentes profissionais de educação. A qualidade da educação pública de Juazeiro é digna de reconhecimento, pois os alunos egressos dessas instituições passavam em vestibulares sem que houvesse o apoio de cursinhos. As atuais faculdades presentes no município elevam a autoestima dos juazeirenses. Aplauso a todos os professores que ajudaram a construir a educação no município”.
As homenageadas apresentaram sua satisfação pelo recebimento da comenda. “Depois de 39 anos residindo fora de Juazeiro estou de volta ao meu berço natal, tenho a grata surpresa dessa homenagem. Apesar de todo o tempo longe da minha cidade não fui esquecida. Tive o trabalho reconhecido pela comunidade”, declarou Antonila da França Cardoso. Já Esmelinda Pergentino, a segunda homenageada da noite, mostrou-se emocionada com o reconhecimento: “quero agradecer pela honra que ora essa Casa me concede. Quando aluna da professora Judite, jamais pude imaginar compondo um momento feliz como esse. Entre todas as opções, optei por ser professora. Queria ensinar e aprender, então, corajosamente, cometi esse ato de desobediência. Graças a Deus nunca me arrependi da escolha.”
Layze de Luna Brito, autora da letra do hino de Juazeiro, declarou: “Sou do tempo em que ensinar era um prazer. Sou do tempo em que os pais reconheciam que a educação começa no lar para depois entregar à professora. A professora Judite Leal Costa esteve sempre muito engajada em organizar e modernizar o ensino em nossa cidade. A educação aqui foi formada com o empenho de toda a equipe de professores e a essa casa pelo reconhecimento do nosso trabalho”.
Para homenagear a professora Ana Lilian Reis, a também docente, Odomaria Bandeira, fez um perfil da trajetória profissional da homenageada. “Sou testemunha da história da professora Ana Lilian tanto na escola agrotécnica quanto na Uneb. Ela tem dado grandes contribuições à educação de Juazeiro, pois tem a dedicação às pessoas, principalmente as mais idosas e tem desenvolvido um trabalho brilhante com esse público”, afirmou. Em resposta, Ana Lilian revelou a importância da homenagem. “ser agraciada com esse diploma é uma honra pela essência da homenagem, pois é um gesto que me enche de brios e responsabilidades. Reconheço essa homenagem que se estende a pessoas que convivo e que resultam na produção de novos saberes. Compartilho as alegrias desse momento com todos que contribuíram para que hoje eu fosse merecedora dessa homenagem”.
No encerramento, o vereador Mitonho Vargas (PT) parabenizou elencando a importância delas na sociedade juazeirense. “Os governos ainda não compreenderam a mensagem mais importante: somos o que aprendemos. E não fazemos isso longe da sala de aula, do convívio familiar. Quero parabenizar a iniciativa da casa em homenagear essas professoras, pois está apenas fazendo justiça ao trabalho feito por elas e que ainda é tão importante para nossa cidade”.
O presidente da Mesa Diretora, Damião Medrado, deixou uma mensagem às homenageadas. “Quero agradecer a Deus por poder homenagear essas importantes professoras. É um orgulho muito grande de ver as historias e o histórico profissional de cada uma. Estamos aqui realizando justiça com vocês que fazem a história da educação em juazeiro. Sinto-me muito orgulhoso por fazer parte desse momento”.
O Diploma do Mérito Educativo Profª Judite Leal Costa foi criado pela Câmara Municipal de Vereadores homenageia educadoras no município em comemoração ao Dia Nacional da Educação registrado no dia 28 de abril no calendário.
Fonte: ASCOM CVJ