Durante a comemoração do Dia do Professor, a equipe de profissionais das secretarias de Saúde (SMS) e da Mulher de Petrolina realizou, na tarde desta terça-feira (15), uma roda de conversa com os servidores municipais a cerca do combate, prevenção e conscientização do câncer de mama. .
“É importante que os servidores públicos saibam que o município tem um serviço direcionado exclusivamente para vocês, que é a AME Servidor. A prevenção é o melhor mecanismo de defesa contra qualquer doença”, alertou a diretora de Regulação da SMS Alice Mara Gonçalves.
A secretária da Mulher, Roseane Farias, salientou sobre a importância do homem se prevenir contra o câncer de mama. “Poucos homens sabem, mas o câncer de mama também atinge o público masculino, a incidência é menor, mas não é uma doença exclusiva da mulher”.
O professor de Educação Física, Flávio Ângelo, relatou que “há algum tempo senti um ‘caroço’ na mama, e sabendo que câncer de mama também é uma doença de homem, procurei o médico e fiz meu exame clinico, felizmente não foi detectada nenhuma doença”, contou.
Foi realizando o autoexame que a professora, Maria José de Sousa, 55 anos, detectou um nódulo benigno em uma das mamas. “Como pode ser um nódulo benigno, também pode ser um câncer em desenvolvimento e se detectado no início a chance de cura é bem maior”, alertou a professora, que passou 10 anos sem realizar mamografia, mas hoje faz anualmente.
“As mulheres devem ter o hábito de realizar periodicamente o autoexame, mas também é imprescritível a realização do exame de mamografia, anualmente, pelas mulheres acima de 40 anos. A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e agendar seu exame”, explicou a técnica de Regulação da SMS, Wanicleidy Passos.
Gabriella Moura