No distrito de Rajada, professores, coordenadores, pais e a gestora da Escola Municipal José Cícero de Amorim, tiveram uma experiência de democratização do ensino. O motivo foi a seleção dos livros escolares para os próximos semestres. Os participantes avaliaram as obras e autores com debates e discussões, observando os descritores que estavam inseridos na proposta curricular da Rede Municipal.
De acordo com a gestora da escola, Adriana Macedo, a participação do corpo docente e das representações comunitárias, além de fortalecer os laços de interação, é estimulante para a compreensão dos papéis de cada membro da sociedade e suas responsabilidades na evolução do processo de ensino e conhecimento.
Para a professora e coordenadora da área de Língua Portuguesa, Maria Laurismar Paulino, a escolha do livro didático é um momento de muita responsabilidade, tendo em vista que o livro é um recurso útil para a concretização da proposta curricular que se pretende desenvolver. A avaliação e escolha dos livros didáticos são feitas com base nas orientações do Programa Nacional do Livro Didático PNLD.
O programa tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.