No último sábado (29) profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina participaram do primeiro encontro do curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais em Saúde (APES), promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP). O curso tem o objetivo de formar profissionais do SUS como facilitadores de processos educacionais em saúde, que acontecerão em Petrolina.
O coordenador do SAMU Petrolina, Tiago Acioli, acredita que a qualificação é sempre um caminho exitoso para fortalecer o SUS no Brasil. “O curso é de grande importância para nossa formação, enquanto facilitador para futuros cursos de especialização do IEP, que acontecerão aqui na região. Atuaremos na formação de profissionais do SUS visando uma melhor prática e, consequentemente, auxiliando na construção e fortalecimento do SUS”, expôs.
Os profissionais aprovados no curso APES estarão aptos para serem facilitadores das turmas dos cursos de Gestão da Vigilância em Saúde e Gestão do Risco e Segurança do Paciente que devem ter início no final de novembro.
“É a segunda vez que a região é contemplada com cursos de especialização na área de saúde pelo IEP Sírio Libanês. Este primeiro momento é de formação dos facilitadores que conduzirão os dois cursos, através da metodologia ativa, o ganho para região é enorme. Nossas equipes estão sendo capacitadas para melhor atenderem nossos usuários”, completou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Fonte: ASCOM SMS/PMP