Na tarde da última sexta-feira, 26, o auditório do SEST/SENAT recebeu diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, além de estudantes da área para a palestra com o tema “Sensibilização com os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde acerca de Câncer de Mama”. A iniciativa foi promovida pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), dando início oficial às atividades da campanha Outubro Rosa deste ano.
O facilitador foi o médico mastologista do Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO), Jomário Macêdo, também mastologistas Francisco Aires e Silvana Lucena, integrantes da mesa de honra, além da professora doutora da Universidade de Pernambuco campus Petrolina, Lidiane Britto, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Oncologia do CEONCO/APAMI.
Para a enfermeira da Unidade de Saúde Anália Batista do bairro Cosme e Damião, Gabriela Pinheiro, a ocasião foi de extrema importância para os profissionais de saúde. “O câncer de mama é uma patologia bastante recorrente e que a cada ano apresenta novos tratamentos, novos índices e é necessário que estejamos mais preparados e melhor informados para que possamos passar aos nossos usuários”, disse Gabriela.
Durante a ocasião o mastologista Jomário Macêdo ressaltou as proporções da doença no país e apontou estimativas de novos casos. “O câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequente em mulheres no mundo. Estima-se mais de 57 mil novos casos no Brasil, sendo que na região nordeste espera-se 10.490 casos para 2014”, destaca o mastologista.
Fonte: ASCOM/APAMI