No final do mês de agosto, profissionais do Hospital Dom Malan, Petrolina (PE), participaram de uma capacitação em Urgências e Emergências Pediátricas para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu no Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo (SP).
O curso teve carga horária de 18h. Participaram as médicas pediatras, a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, e a diretora de assistência à saúde, Tatiana Cerqueira, além das enfermeiras, Priscylla Macedo e Sara Soares.
O objetivo da capacitação foi treinar habilidades técnicas e promover o raciocínio clínico necessário ao manejo de complicações nas urgências e emergências pediátricas. Além de praticar as habilidades comportamentais no atendimento, fortalecendo os princípios recomendados pelo SUS de igualdade e respeito.
O convite foi realizado pelo Ministério da Saúde (MS) e contou com a participação de médicos e enfermeiros de vários estados do Brasil. Com esta ação o Ministério da Saúde pretende apoiar equipes de instituições públicas em todo o país, na melhoria das práticas de atendimento ao paciente. O Centro de Simulação Realística Albert Einstein foi criado em parceria com o principal centro de simulação do mundo – o Chaim Sheba Medical Center de Tel Aviv, em Israel. Nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e os de maior risco.
A atividade foi uma simulação realística, que é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade e que por meio de cenários replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.
Segundo a médica, Angélica Guimarães, “essa simulação é o mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar, reproduz através de cenários clínicos experiências da vida real, tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente”, relata.
“Possibilita vivenciar situações de emergências de forma segura, garantindo o treinamento de práticas essenciais nos cuidados ao paciente quando nos deparamos com a mesma situação na vida real”, complementa.
Já a enfermeira, Sara Soares, relatou que “o curso foi maravilhoso e muito dinâmico com cenários de simulação realística em que nós temos a oportunidade de vivenciar situações de emergências pediátricas e discussões de casos para melhorar as habilidades e o conhecimento” afirmou. Para ela o curso foi de grande importância, pois vem colocando em prática o que foi passado e proporcionou uma nova abordagem de trabalho.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP