Com o objetivo de humanizar a atenção psicossocial em Petrolina e oferecendo um tratamento voltado para a saúde mental das pessoas, a coordenação do Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas de Petrolina (CAPS-AD) capacita seus gestores na prática da reinserção social de pessoas que fazem uso de crack e outras drogas. O curso de atualização em gerenciamento de casos (GC) e reinserção social de usuários de álcool, crack e outras drogas para profissionais das redes SUS e SUAS acontece durante toda essa semana e segue até a próxima sexta-feira (05) no Recife.
A Coordenadora do CAPS-AD de Petrolina Helena Quedma, presente na capacitação, destaca a importância da reinserção social de pessoas que fazem uso de substancias psicoativas. “É importante que todos os profissionais gestores dos SUS que fazem atenção psicossocial estejam engajados nesses projetos de reinserção. A saúde mental em Petrolina tem priorizado desde as crianças, aos usuários de álcool e drogas e aqueles que sofrem com qualquer outro transtorno de causa natural”.
A Secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, esclarece que a gestão pública da saúde no município tem investido significativamente na atenção psicossocial das pessoas. “A contratação de novos profissionais da área de psiquiatria, a atenção e assistência integral a uma unidade de saúde mental infantil, única no interior de Pernambuco, e o investimento na qualificação dos profissionais da área de saúde mental mostram o compromisso humanizado com a saúde de todos”, esclareceu.
Texto: Aurilio Marcos