Na semana do Dia do Pediatra, comemorado em 27 de julho, o Hospital Dom Malan/IMIP destaca o papel deste profissional tão importante para assistência médica às crianças. Dentro da especialidade, há aqueles profissionais que se dedicam aos cuidados intensivos como, por exemplo, a atuação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O HDM é a única Unidade de Saúde que possui serviço de UTI Pediátrica e Neonatal, no Vale do São Francisco, que disponibiliza tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quem coordena este setor é a médica, Nazaré Marinho, que ressalta a importância do seu papel profissional desenvolvido na instituição.
“Nós, pediatras, além de garantir uma assistência adequada aos recém-nascidos em sala de parto, é realizar o acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, detectando possíveis alterações da normalidade e o seu tratamento precoce”, explica.
“O pediatra é o responsável por acompanhar mensalmente o crescimento e desenvolvimento do bebê, orientando o que melhor e correto para a alimentação desse bebê, bem como responsável por orientar os pais sobre a importância de se seguir o calendário vacinal e sobre os cuidados na prevenção de acidentes. Bem como é o profissional habilitado para tratamento das doenças da infância”, complementa Marinho.
Como referência para 53 municípios da Rede Pernambuco-Bahia, o HDM/IMIP, segundo Marinho, interna cerca de 400 pacientes por ano. “A UTI Pediátrica e neonatal é o setor de bebês e crianças criticamente doentes que necessitam de cuidados intensivos para superarem sua doença”, explica.
“Recebemo-nos recém-nascidos e crianças de toda a nossa microrregião, englobando vários municípios de Pernambuco e Bahia. São recém-nascidos prematuros, ou que sofreram algum problema ao nascimento e crianças com quadros infecciosos graves, em sua maioria”, finaliza.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP