Com pouco mais de dois meses de implantação, o Programa de Piscicultura em tanques-rede da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Irrigação, vem dando bons resultados. O programa é desenvolvido nas comunidades ribeirinhas de Porto da Ilha, Pedra Grande e Vila Salú, e tem como objetivo desenvolver alevinos em tanques-rede para a geração de renda para as famílias das comunidades de maneira autossustentável, além de colaborar na revitalização do Rio São Francisco.
Dividido em cinco etapas, o programa encontra-se na terceira quando foi feita repicagem dos peixes e mudanças de tanque de acordo com o peso e tamanho. O coordenador técnico do programa Weydson Miranda, está fazendo todo o acompanhamento junto às comunidades, e informou que os peixes estão se adaptando bem aos tanques-rede, o que tem resultado num aproveitamento de quase 90% dos peixes.
“A primeira repicagem, com 45 dias de implantação do programa, teve o índice de mortalidade bem abaixo do previsto. Temos feito um processo de acompanhamento de assistência técnica praticamente todos os dias. Os moradores compraram por conta própria mais um tanque-rede com mil alevinos, isso demonstra o sucesso do projeto”, comemorou o coordenador.
Matéria completa neste sábado na edição do jornal impresso