No próximo dia 26 de Outubro, quinta feira, a revista radiofônica Eufonia comemora 11 anos com oficinas, palestra e shows. A programação começas às 8h com duas oficinas gratuitas no Departamento de Ciências Humanas do campus Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia e prossegue a partir das 16h no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, com uma palestra com Nair Prata sobre as multiplataformas para o rádio na era da convergência midiática.
O evento também vai contar com a participação especial da professora Odomaria Macedo, que vai apresentar um trecho do espetáculo “Essa é Pra Tocar na Rádio”, com canções que marcaram época no veículo, além da banda Muzga, que encerra a festa com um show no Anfiteatro Canto de Tudo. O objetivo é celebrar os resultados do programa educativo do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb que já proporcionou a vivência prática e o crescimento profissional de dezenas de estudantes da universidade.
Para a professora da Uneb Fabíola Moura, idealizadora do programa e uma das coordenadoras do projeto de extensão que produz o Eufonia, esses resultados são uma conquista e merecem comemoração. “Nada mais justo que celebrar 11 anos ininterruptos no ar e na internet. A gente nunca falhou, mesmo em períodos de recessos e férias, todo fim de semana uma nova edição inédita do programa é veiculada nas rádios parceiras”, comemora Fabíola.
O Eufonia é produzido por estudantes de Jornalismo em Multimeios sob a coordenação das professoras Teresa Leonel e Fabíola Moura e conta com a parceria para veiculação nas emissoras de rádio Vitória FM, Liberdade FM, em Juazeiro, Petrolina FM e a Voz do São Francisco-Emissora Rural , em Petrolina, e Curaçá FM e Orocó FM, nas cidades de mesmo nome.
Transmitindo conteúdos educativos pelas ondas do rádio sobre saúde, história , cultura, literatura , ciência, cinema e outros, o Eufonia promove uma aproximação entre Universidade e comunidade com uma programação diferenciada e de qualidade. O estudante de Jornalismo Fernando Alves reafirma a importância de se comemorar um projeto que divulga cultura e educação e proporciona ao aluno uma oportunidade de vivenciar a experimentação ainda na universidade. “É um projeto importante que nos faz ter contato com o rádio de forma educativa, informativa e ao mesmo tempo dá espaço para os estudantes mostrarem seus trabalhos à sociedade”, completou o aluno que é voluntário do programa.




