As residências em saúde são cursos de pós-graduação caracterizados por treinamento em serviço sob supervisão desenvolvida em tempo integral. É a especialização que determina a área de atuação de um profissional de saúde. Em Petrolina, o Hospital Dom Malan/Gestão IMIP recebeu credenciamento do Programa de Residência Médica depois de ser avaliado em 2010, por técnicos da Comissão de Residência Médica de Pernambuco (Coreme). Eles avaliaram as condições do hospital para ingressar no Programa e aprovaram a estrutura da unidade, a qualificação dos profissionais e o volume de atendimentos.
Em 2012 o HDM recebeu a sua segunda turma de residentes em medicina e sua primeira turma de residentes em enfermagem. A chegada dos residentes não significa ganho apenas para esses profissionais, mas também para a região. “Como o Ministério da Saúde tem como uma das suas prioridades reduzir a mortalidade infantil, especialmente no componente neonatal, acreditamos ser de fundamental importância formar profissionais dentro da realidade do Sistema Único de Saúde. Por causa disso o Ministério está investindo na interiorização dos programas de residência como uma estratégia para modificar os indicadores de saúde em algumas regiões” avaliou a diretora de ensino e pesquisa do HDM e coordenadora do programa de residência no hospital, a médica Angélica Guimarães.
“Eu já tinha ouvido falar do IMIP e do HDM e da seriedade do trabalho desenvolvido aqui. Me inscrevi e fiquei muito feliz por ter sido selecionada” disse Priscila de Souza, que faz parte da primeira turma de residentes em medicina do HDM. “A experiência desses primeiros meses tem sido maravilhosa”, disse a também residente em medicina Fabiana Acioli que faz parte da segunda turma de residentes.
Atualmente o Hospital Dom Malan conta com cinco residentes de medicina e quatro de enfermagem.