Se você é bacharel e gostaria de dividir um pouco do seu conhecimento com alunos do ensino médio e do segundo seguimento do ensino fundamental, o Programa de Formação Pedagógica (Proform) é o caminho.
Em cursos de aproximadamente um ano, com carga horária de cerca de 540 horas, sendo aproximadamente 300 horas de estágio, o bacharel obtém a licenciatura, se tornando professor. Para isso, porém, precisa comprovar através do histórico escolar da universidade onde se graduou, ter cursado 180 horas de disciplinas específicas ou correlatas da licenciatura que pretende fazer. Por exemplo, se você é formado em engenharia, poderá dar aulas de matemática ou física comprovando que cumpriu as 180 horas de matérias afins a essas disciplinas.
Bacharel e doutor em filosofia, o professor universitário Marco Antônio Oliveira, da Unilagos, não poderia dar aulas nos ensinos médio e fundamental. Há um ano voltou a estudar e já concluiu sua licenciatura também em filosofia.
— Por enquando não penso em dar aulas em escolas, pois não tenho tempo. Porém, esse curso foi muito importante para mim enquanto professor, pois no bacharelado e no doutorado não há disciplinas pedagógicas ou didáticas. Pena que o Proform não é tão popular como deveria, pois há grande carência de professores desses seguimentos em todo o pa — avalia o professor.
Criado no início da década de setenta e aperfeiçoado em 1997 através da resolução número 2 do Código Nacional de Educação, o Proform tem como objetivo suprir a uma grande carência de professores, em toodo o país. Ao concluir o curso, o profissional está apto a participar de qualque concurso que exija licenciatura plena. A Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Brasília, a Universidade Metropolitana de Santos e a Universo, no Rio de Janeiro, são algumas das instituições que oferecem o programa.
Fonte: Jornal Extra




