A comunidade do bairro Palhinhas, em Petrolina, recebeu com festa as instalações do Programa Nova Semente. Na noite desta quinta (23), o prefeito Julio Lossio, acompanhado da sua equipe de secretários, lideranças comunitárias, educadores e da população local, inaugurou as unidades de número 97 e 98. O prédio, que tem capacidade para 120 crianças de zero a seis anos, recebeu o nome de Estrela Maior e está situado na Rua Riachuelo, 288.
“Somos trinta e uma sementeiras e o nosso principal objetivo é fazer um bom trabalho. Vamos lutar para transformar a realidade dessas crianças e de cada família”, ressalta a gestora da unidade Estrela Maior, Ednalda Costa.
Através do atendimento às crianças e do incentivo às políticas públicas, por meio da parceria entre o poder público e a comunidade, o programa Nova Semente tornou-se referência internacional em Educação Infantil. A ação atende diariamente 5880 crianças, de zero a seis anos, com cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional.
O Nova Semente também é uma fonte de renda e emprego para a população, sendo que 1590 empregos diretos e com carteira assinada já foram gerados. Além desses benefícios, o Programa passará a ofertar às mulheres gestantes acompanhamento específico de pré-natal.
O ensino oferecido nas unidades segue o programa pedagógico do Instituto Alfa e Beto e a iniciativa conta com parcerias de entidades sociais como o Petrape e a comunidade local.
“A única forma de termos mão de obra qualificada para o mercado de trabalho é investirmos em Educação. No entanto, isso deve ser ocorrer desde os primeiros passos das nossas crianças. Petrolina é um município que está à frente de outras cidades brasileiras, quanto ao cuidado com as crianças. Por isso continuaremos buscando mais recursos para os projetos educacionais da nossa cidade, a exemplo do Nova Semente”, frisa o prefeito Julio Lossio.
Concretizando um dos objetivos para a Primeira Infância em Petrolina, no dia 21 de junho será inaugurada a 100° unidade do programa Nova Semente. O prédio vai atender 120 crianças.
Texto: Alinne Torres
Fotos: Gilson Pereira