Criado com o objetivo de mobilizar a população petrolinense a realizar a arborização da cidade, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) lançou o programa “Uma Árvore, Uma Vida” em julho deste ano, através da Lei Municipal nº 2.561.
O programa atua em três linhas de ação, atendendo pessoas físicas, instituições privadas e públicas. Assim, tanto empresas como cidadãos comuns poderão adotar mudas de plantas para criar.
O diferencial do “Uma Árvore, Uma Vida” é o georreferenciamento das mudas através de um chip. Esse processo reúne informações da árvore – como localização, espécie e desenvolvimento da muda – a ser adotada pelos participantes do programa.
O georreferenciamento é feito pela equipe do programa e por estagiários do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As informações colhidas são armazenadas no banco de dados do “Uma Árvore, Uma Vida”. Em conjunto a isso, a AMMA realiza também o trabalho de educação ambiental .
O secretário da AMMA, Gleidson Castro, explica o funcionamento do programa. “O projeto pretende impulsionar a população a ser parceira nos cuidados com o meio ambiente na cidade. Através do georreferenciamento, poderemos auxiliar a comunidade mostrando a melhor maneira de cuidar das mudas” afirma.
No inicio de setembro, a equipe do projeto participou de capacitação em georreferenciamento, ministrado pela GLJ Consultoria e Serviços Ambientais, parceira do programa.
“Uma Árvore, Uma Vida” premia a todos participantes do programa através de sorteio de prêmios ou placa de “Empresa Amiga do Meio Ambiente”.
Texto: Maria Yamakawa