Na última sexta-feira (26) os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) participaram da abertura da terceira edição do Outubro Rosa em Petrolina, evento realizado em parceria com a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), com palestras voltadas para o Câncer de Mama.
Na abertura a secretária Adjunta de Saúde, Luciana Cabral, esteve presente representando a gestora de Saúde de Petrolina, que não pode estar presente, mas enviou mensagem para todos. “É gratificante iniciar mais uma programação de atividades de prevenção, orientação com foco no câncer de mama. Em 2013, Petrolina foi o 4ª município do Brasil que mais divulgou as ações do Outubro Rosa e, este ano, queremos atingir um número maior de mulheres e multiplicar informação sobre a doença, como se prevenir e alerta as mulheres sobre aos sinais para a busca do tratamento precocemente”, frisou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
No período da manhã os profissionais discutiram sobre o câncer de colo de útero com a enfermeira, Luciana Pessoa; já durante a tarde o Sistema de Informação do Câncer de Petrolina (SISCAN) foi abordado pela coordenadora do sistema, Wanicleidy Passos, e a auditora da SMS Gilma Soares, profissionais da SMS.
O mastologista, Jomário Macedo, do Centro de Oncologia explanou pontos importantes do câncer de mama (o que é, prevenção, diagnóstico e tratamento). “É a neoplasia maligna mais frequente em mulheres no mundo. Estima-se mais de 57 mil novos casos no Brasil, sendo que na região nordeste espera-se 10.490 casos para 2014”, destacou o mastologista.
Após as palestras uma rodada de perguntas foi aberta onde os mastologistas da rede municipal, Francisco Aires e Silvana Lucena, juntamente, com os convidados Jomário Macedo, mastologista, e a professora da UPE, Lidiane Régia participaram da mesa de debate e tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas dos profissionais.
Fonte: ASCOM SMS/PMP