Com o objetivo de fortalecer e movimentar o cenário da música instrumental no Vale do São Francisco a Fundação Nacional de Artes – Funarte e o Ministério da Cultura – MinC, através do programa Mais Cultura, edital Microprojetos do Rio São Francisco 2012, apresentam o “Projeto Chorando no João”, idealizado e coordenado pelo músico e produtor cultural Celso de Carvalho, em parceria com Targino Gondim.
Voltado para a música instrumental, tendo como base a riqueza do chorinho brasileiro, mas sem esquecer a importante influência de outros estilos como a bossa nova, o blues e o jazz o projeto prevê a seleção, formação prática básica em harmonia funcional e improvisação musical de 20 jovens instrumentistas, com idade entre 17 e 29 anos, com domínio intermediário de instrumentos como a bateria, guitarra, baixo, flauta, sax, sanfona e percussão.
“Embora o “Chorando no João” seja voltado, prioritariamente, para jovens de 17 a 29 anos, esta não é uma condição exclusiva, ou seja, pessoas de outras faixas etárias também poderão se inscrever e assim serem selecionadas” enfatiza o idealizador do projeto, Celso de Carvalho, ressaltando que a quantidade de aprendizes de cada instrumento será decidida durante a seleção, pelos instrutores, de forma a manter a diversidade e potencial de aprendizado mútuo.
Etapas – A partir das inscrições, que já estão acontecendo no Centro de Cultura João Gilberto, das 9h às 13h e das 14h ás 17h, e se estendem até o dia 1º de novembro; os inscritos passarão por uma seleção que ficará a cargo de renomados músicos locais que serão responsáveis pela parte formativa do projeto. Em seguida os selecionados participam de uma oficina de chorinho com aulas práticas e reforço teórico, com ênfase em formação de repertório e técnicas de improvisação com duração de 3 meses.
Apresentações – Durante o período de realização das aulas práticas, que acontecerão nas salas de oficinas do Centro de Cultura João Gilberto sempre às quintas-feiras, a partir das 17h, também acontecerão apresentações ao vivo e abertas ao público que serão realizadas no foyer do Centro de Cultura João Gilberto, também às quintas-feiras, das 19h às 20:30h.
De acordo com Celso de Carvalho, durante o período de aprendizado “os instrutores do projeto lideram as apresentações ao vivo, e gradativamente, introduzem os aprendizes nos shows, ao longo das semanas. No último mês do projeto, os aprendizes já formarão a banda base dos shows e receberão uma ajuda de custo por estas apresentações. Com esta ação estamos dando oportunidade aos aprendizes de conhecer na prática como funcionam as apresentações a exposição ao público e assim completando toda a proposta do projeto que é consolidar a Música instrumental na nossa região”, garante Carvalho.